Filtrar


Questões por página:
Contextos significativos possibilitam experiências ricas para as crianças no conhecimento do mundo social, matemático, artístico etc. Como indica o “Manual Brinquedos e brincadeiras de creche” (2012), os bebês experimentam imersão no mundo matemático:
Para a promoção de aprendizagens essenciais que compreendem comportamentos, habilidades, conhecimentos e vivências, os documentos oficiais indicam dois eixos estruturantes das práticas pedagógicas na educação infantil. São eles:
O conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade, é chamado de:
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil é uma proposta flexível, que pode subsidiar os sistemas educacionais na elaboração ou implementação de:
As relações cooperativas e colaborativas entre as instituições de educação infantil e as famílias contribui com as crianças, pois reforça seu sentimento de pertencimento, sua segurança e, consequentemente, sua aprendizagem e seu desenvolvimento. Para tanto, é fundamental prever no projeto pedagógico e nas jornadas de trabalho espaços e tempos para a: