Filtrar


Questões por página:
Na educação infantil, segundo os preceitos legais vigentes, conviver, brincar, participar, explorar, comunicar e conhecer-se são:
De acordo com pesquisas na área da educação, “o movimento de furto do lúdico do período da infância se apresenta hoje em todas as camadas sociais” (ANGOTTI,2010, p.106), sendo necessária a garantia do direito de brincar que toda criança tem. Nesse sentido, cabe às instituições de educação infantil:
Na tentativa de se desvincularem da figura materna, há docentes da educação infantil que desconsideram as práticas relativas aos cuidados físicos e focalizam seu trabalho no ato de educar. Essa postura pode ser considerada:
Em seu livro Exercício de Indignação, Maria Helena Souza Patto aborda uma triste realidade: “o fato de a maioria das crianças brasileiras em idade escolar não se beneficiar da escola, mesmo estando dentro dela” (PATTO,2010, p.61). Tal afirmação aponta para:

Os métodos de alfabetização podem ser classificados em dois grupos principais: sintéticos e analíticos. Os métodos sintéticos iniciam com a leitura dos elementos gráficos, como letras e sílabas, e progridem até a leitura completa das palavras. Entre esses métodos estão o alfabético, o fônico e o silábico. Por outro lado, os métodos analíticos começam com a leitura de palavras, frases ou textos, para, posteriormente, reconhecer os elementos gráficos, como sílabas e letras.


(Fonte: https://acesse.dev/metodos-e-processos.adaptado)


Em relação ao método fônico, é CORRETO afirmar que: