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De acordo com o Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023), o centro do processo educativo é:
No que se refere aos conceitos de criança e infância, o Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023) afirma que:

1. A criança é um sujeito histórico e de direitos.
2. As crianças não produzem cultura própria, apenas reproduzem os valores e práticas transmitidos pelos adultos.
3. Embora as crianças sejam singulares, a universalização, em alguns momentos e em certa medida, faz-se necessária para que se possa pensar políticas e propostas coletivas para as infâncias.
4. O termo “infâncias”, palavra no plural, é adotado para sinalizar a complexidade e diferentes nuances dos modos de viver das crianças.
5. O conceito de infância é natural e universal, existindo da mesma forma em todas as épocas e culturas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
“Avaliação é um termo muito abrangente, não utilizado apenas na esfera educacional” (CARVALHO, 2022).
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao processo de avaliação de acordo com o Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023).

( ) Para implementar um sentido formativo à avaliação, é imperativo que as intenções sejam pautadas no desempenho físico.
( ) A avaliação deve apresentar-se de forma processual, levando em consideração os aspectos quantitativos e qualitativos, assumindo e respeitando seu caráter diagnóstico, formativo e somativo.
( ) Constitui-se como um processo privilegiado de estudo para o aluno e de análise da qualidade do ensino e da aprendizagem pelo professor.
( ) A avaliação deve ser traduzida pela quantificação reducionista de quem sabe e quem não sabe, e pela punição relativa à participação e ao envolvimento dos alunos.
( ) A avaliação deve atuar em um julgamento sobre o sucesso e o fracasso da criança e reorientar a intervenção pedagógica do professor, através do replanejamento e tomada de decisões.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
“O termo “brincar” vem do latim, tendo como radical a palavra brinco que, por sua vez, deriva-se de um termo “vincullum” (PESSOA,2015).
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação ao brincar livre, a brinquedos e brincadeiras.

( ) É na infância que o brincar se torna mais intenso, e ele se manifesta somente nessa fase da vida.
( ) As brincadeiras auxiliam as crianças no seu processo de desenvolvimento, pois toda brincadeira tem significado para ela.
( ) Por meio do ato de brincar, a criança desenvolve habilidades motoras, cognitivas, afetivas, além de contribuir para a aquisição da linguagem.
( ) Por ser um sujeito socialmente ativo, a criança precisa ter a oportunidade de escolher e ter acesso aos brinquedos, sendo isso um de seus direitos.
( ) Na instituição de educação infantil, a criança não precisa de espaços adequados para brincar, basta disponibilizar brincadeiras e brinquedos para que as ações intencionais favoreçam um brincar de qualidade.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
De acordo com o currículo base da educação infantil do município de Chapecó (2023), “A Educação Física é o componente curricular responsável por reunir os conhecimentos referentes às manifestações da cultura corporal produzidos historicamente no decorrer da constituição dos distintos grupos sociais.

“As competências............(1)............ da Educação Física são o ponto de partida para o desenvolvimento e aplicação do currículo no ambiente escolar. Para tanto é necessário ............(2) ............ que existe um percurso formativo que perpassa as ............(3)............ de ............(4)............ e que se elucida nas centenas de ............(5)............ relacionadas aos objetos de conhecimento/conteúdos, em suas respectivas unidades temáticas.”

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.