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Conforme o documento Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Educação Infantil: um processo contínuo de reflexão e ação (2013), na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Campinas, o currículo é
Segundo Soares (2005), falar em alfabetização, leva a pensar no método para alfabetizar, ou seja, no caminho pelo qual se levará a criança ou o adulto a aprender a ler e a escrever. No âmbito dos métodos de alfabetização, a autora faz referência aos métodos sintéticos, analíticos e analítico-sintético. Analise as afirmativas que correspondem aos métodos e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F) para cada uma delas.
( ) Métodos sintéticos – soletração, silabação, palavração, sentenciação. Caminho da parte para o todo (da letra, à sílaba, à palavra ao texto) que leva à síntese.
( ) Métodos analíticos – caminho que leva do todo para as partes ( do texto, à palavra, à sílaba, à letra) em direção à análise.
( ) Método analítico-sintético ou eclético – alternância entre a parte e o todo e o todo à parte.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Domingues (2010) afirma que a alfabetização é um processo complexo e dinâmico que envolve capacidades, conhecimentos e atitudes em uma rede de interações afetivas, sociais, cognitivas, linguísticas e motoras. E, para alfabetizar uma criança com cegueira, o educador precisa compreender como se dá o processo de construção de conhecimento por meio da experiência não visual.

Na concepção dessa autora, a melhor forma de alfabetizar crianças, inclusive as com cegueira, é por meio de
Os estudos sobre a relação entre consciência fonológica e alfabetização vêm demonstrando o importante papel das habilidades metafonológicas no processo de aquisição da leitura e da escrita em um sistema alfabético. Em relação à consciência fonológica, analisar os itens.

I. Está relacionada ao desenvolvimento funcional da escrita, enfatizando o aspecto semântico das palavras.
II. Refere-se ao conjunto de habilidades relacionadas à capacidade de a criança refletir e analisar a língua oral.
III. São habilidades que se desenvolvem previamente ao processo de aquisição do sistema de escrita e são impulsionadas por atividades de apropriação das regras ortográficas.

Está CORRETO o que se afirma:
Em relação às diferenças conceituais dos processos de aprendizagem inicial da língua escrita, a alfabetização e o letramento, assinalar a alternativa CORRETA.