Filtrar


Questões por página:

Leia o fragmento a seguir.

Cabe à literatura “[...] tornar o mundo compreensível transformando a sua materialidade em palavras de cores, odores, sabores e formas intensamente humanas”.

(COSSON, Rildo,2006b, p.17)

Analisando contexto acima, compreende-se que:

Analise o trecho a seguir.

Para entendermos como a escrita atravessa a nossa existência das mais variadas maneiras, criamos o termo letramento, ou seja, designamos por letramento os usos que fazemos da escrita em nossa sociedade. Dessa forma, letramento significa bem mais do que o saber ler e escrever. Letramento _________. Falando de uma maneira mais elaborada, letramento designa as práticas sociais da escrita que envolvem a capacidade e os conhecimentos, os processos de interação e as relações de poder relativas ao uso da escrita em contextos e meios determinados.

(https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40143/1 /01d16t08.pdf)

Indique a alternativa que melhor preenche a lacuna acerca do contexto apresentado.

Leia o texto a seguir.

O ato de ler ativa uma série de ações e pensamentos que ocorrem ao mesmo tempo:

Estratégias de leitura.

I- Decodificação: aprender a decodificar pressupõe aprender as correspondências que existem entre sons da linguagem e os signos, ou os conjuntos de signos gráficos; Inferência: contexto para interpretar o texto, independe dos conhecimentos de mundo, por estar restrito ao texto.

II- Antecipação: não está escrito no texto. Vai se confirmando ou não, de acordo com a leitura.

III- Seleção: utilização durante a leitura do que é útil para a interpretação do texto, desprezando o que não é importante; Verificação: confirmação e checagem das demais estratégias na medida em que se lê.

Para tentar atribuir significado a um texto, o educando colocará em foco tudo o que sabe sobre a língua. Uma boa situação de aprendizagem é aquela em que o educador propõe atividades desafiadoras, ou seja, ao mesmo tempo difíceis e possíveis.

(http://portal.mec.gov.br/)

Considerando o contexto apresentado e a totalidade dos itens, considera-se correta a alternativa:

Com base na Orientação Curricular de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Serra – ES é adotada a compreensão de que as crianças são:
(__) Sujeitos vulneráveis, que necessitam de cuidados essenciais; (__) Sujeitos sociais e históricos, produto e produtores de cultura; (__) Sujeitos únicos, singulares, participantes ativos nas trocas sociais; (__) Cidadãos com direito de participar da vida da instituição, o que contribuirá em sua formação cognitiva, social, cultural e política.
Considerando (V) verdadeiro e (F) falso, complete as lacunas acima e assinale alternativa que apresenta a ordem correta de preenchimento de cima para baixo:
No que se refere ao trabalho educacional proposto na Orientação Curricular de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Serra – ES, a aposta no caráter interdisciplinar do conhecimento não nega as dificuldades relativas à fragmentação e à hierarquização dos saberes, mas investe na possibilidade: