Filtrar


Questões por página:
A lateralidade pode ser observada no comportamento motor das crianças a partir de atividades cotidianas e sua definição se dá ao longo do desenvolvimento infantil. Considerando esse contexto, julgue as seguintes afirmativas e assinale a correta:
O letramento na educação infantil vai além da simples alfabetização, abrangendo o desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e comunicação em diferentes contextos. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__) O letramento se restringe ao aprendizado dos símbolos gráficos e suas correspondências sonoras. À habilidade de contextualização e aplicação da linguagem dá-se o nome de alfabetização.
(__) O letramento envolve a capacidade de aplicar a linguagem escrita em diferentes contextos do cotidiano.
(__) O letramento é um processo que ocorre exclusivamente no ambiente formal da sala de aula, pois é exatamente o ato de ensinar os símbolos gráficos e seus fonemas.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
Visualizar Questão Comentada
Na primeira etapa da Educação Básica, e de acordo com os eixos estruturantes da Educação Infantil, devem ser assegurados seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Indique a alternativa que apresenta corretamente esses seis direitos de acordo com a BNCC para a etapa da Educação Infantil.
Visualizar Questão Comentada
A transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental constitui um momento delicado e multifacetado, que envolve aspectos emocionais, cognitivos, institucionais e culturais. À luz dos marcos legais e das investigações educacionais contemporâneas, evidencia-se que essa transição se torna pedagogicamente significativa quando:
Visualizar Questão Comentada
Considerando que o brincar é um eixo estruturante das práticas pedagógicas na Educação Infantil, conforme estabelecem as Diretrizes Curriculares Nacionais para essa etapa, analise as proposições abaixo.
Em contexto de formação continuada, uma equipe pedagógica debateu os modos pelos quais a brincadeira deve ser compreendida e efetivada no cotidiano institucional.
À luz desse debate e dos pressupostos que integram o campo da pedagogia da infância, é possível afirmar que:
Visualizar Questão Comentada