Filtrar


Questões por página:
Analise as seguintes afirmações sobre o brincar, as brincadeiras, os brinquedos e as rotinas na Educação Infantil:

I. O fator emocional presente no ato de brincar é uma das razões pelas quais as crianças estabelecem uma discrepância entre a situação a ser representada em uma brincadeira e a realidade.

II. A brincadeira assume função significante, visto que mobiliza a criança a agir. Entretanto, a significação desse ato vai além de sua própria representação, o que transfere à essência do brincar um elemento não material, não perceptível, que ganha forma no plano da imaginação.

III. Para Vygotsky (2008, p.107), “o brinquedo não preenche as necessidades da criança”, as quais precisam ser entendidas para que se compreenda a natureza singular das brincadeiras como uma forma de atividade que contribui para a resolução de tensões.

IV. Rotina é uma categoria pedagógica que os responsáveis pela educação infantil estruturam para, a partir dela, desenvolver o trabalho cotidiano nas instituições de educação infantil. As denominações dadas à rotina são diversas: horário, emprego do tempo, sequência de ações, trabalho dos adultos e das crianças, plano diário, rotina diária, jornada etc.

Assinale a alternativa CORRETA:
A abordagem pedagógica de Reggio Emilia, relatada no livro “As Cem Linguagens da Criança”, enfatiza a importância da criança como protagonista de seu aprendizado. Nesse contexto, qual das seguintes alternativas NÃO corresponde a um princípio fundamental dessa abordagem?
Marque a opção que define CORRETAMENTE o conceito e a concepção de criança:
Sobre os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil, apresentados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil,2018, p.38), assinale a alternativa INCORRETA:
Conforme o Art.7º da Resolução nº 05, de 17 de dezembro de 2009, é dever das instituições de Educação Infantil garantir, em suas propostas pedagógicas, o pleno cumprimento da função sociopolítica e pedagógica:

I. Oferecendo educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo indissociável ao processo educativo;

II. Promovendo a igualdade de oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes classes sociais, no que se refere ao acesso a bens culturais e às possibilidades de vivência da infância;

III. Estabelecendo uma relação efetiva com a comunidade local e mecanismos que garantam a gestão democrática e a consideração dos saberes da comunidade;

IV. Possibilitando tanto a convivência entre crianças e entre adultos e crianças quanto a ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas;

V. Construindo novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de dominação etária, socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional, linguística e religiosa.


Assinale a alternativa CORRETA: