Filtrar


Questões por página:
Sobre as práticas de leitura o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (MEC,1998) propõe que:
Visualizar Questão Comentada
"As escolas de educação infantil têm na organização dos ambientes uma parte importante de sua proposta pedagógica. Ela traduz as concepções de criança, de educação, de ensino e aprendizagem, bem como uma visão de mundo e de ser humano do educador que atua nesse cenário." (HORN,2004, p.61)
Partindo desse pressuposto, Horn afirma que:
Visualizar Questão Comentada
Irma Elena Saiz (In: PANIZZA et all,2011) afirma que "as atividades tradicionais de localização espacial, especialmente na educação infantil e, às vezes, na primeira série, que têm como objetivo declarado que a criança aprenda a se situar e situar os objetos no espaço":
Visualizar Questão Comentada
Com relação à transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil definem que:
Visualizar Questão Comentada

A formação cultural da criança está em primeiro plano relacionada ao seu convívio familiar e secundariamente a sua formação educacional. É na educação infantil que a criança começa a criar a base fundamental para seu desenvolvimento. Analise as assertivas abaixo sobre o tema mencionado, e assinale a opção CORRETA.


I – É no ambiente escolar que a criança deve ser observada por profissionais gabaritados, os quais poderão detectar possíveis dificuldades para que possam ser trabalhadas a tempo e não virem a ser um problema em suas futuras aprendizagens.

II – As práticas de educação e cuidados voltadas à criança pequena se destinam a possibilitar a ela a integração entre os aspetos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais.

III – A identificação precoce das necessidades individuais abre portas para o desenvolvimento das potencialidades da criança de uma forma mais ampla.

Visualizar Questão Comentada