Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Ao solicitar às crianças que produzam um parágrafo com as palavras formadas, a professora nega a autoria individual.
mostrar texto associado
Ao solicitar que as crianças digam e depois escrevam as palavras que formaram, a professora está reforçando a ligação entre fonema e grafema.
mostrar texto associado
Ao utilizar essa brincadeira em sala de aula, a professora está fazendo a adequada transição da educação infantil para o ensino fundamental e, ao mesmo tempo, apurando o processo de alfabetização.
mostrar texto associado
A proposta do jogo impossibilita a reflexão e a interpretação de situações práticas da vida cotidiana das crianças.
mostrar texto associado

A produção de textos demanda diferentes processos cognitivos do aluno — a capacidade de organização, planejamento e memória operacional, a capacidade de decodificar vivências e transformá-las em linguagem oral e, posteriormente, a capacidade de escrita em si —, sendo, desse modo, um importante recurso para o professor na identificação de dificuldades de aprendizagem ou mesmo das etapas do processo de alfabetização que precisam ser reforçadas ou aprimoradas.