Filtrar


Questões por página:

Leia o fragmento a seguir.

Patrícia, professora do 1º ano do Ensino Fundamental, observava a escrita de seu aluno para as palavras: ESTOJO - CADERNO - LÁPIS:

Imagem associada para resolução da questão


A professora comenta com sua coordenadora que seu aluno apresenta uma escrita silábica, uma das etapas do processo de letramento.


As opções a seguir apresentam características da concepção piagetiana sobre o erro no processo de aprendizagem, à exceção de uma. Assinale-a.

As bases que dão sustentação ao projeto nacional de educação responsabilizam o poder público, a família, a sociedade e a escola pela garantia a todos os estudantes de um ensino ministrado com base em alguns princípios, como igualdade de condições para o acesso, pluralismo de idéias e respeito à liberdade e aos direitos. Educar exige cuidado; cuidar é educar, envolvendo acolher, ouvir, encorajar, apoiar, no sentido de desenvolver o aprendizado de pensar e agir, cuidar de si, do outro, da escola, da natureza, da água, do Planeta. Dessa forma, no que concerne ao cuidar, assinale a alternativa correta.
Mesmo que as crianças não possam desempenhar algumas tarefas sozinhas, algumas dessas podem ser realizadas com a ajuda de outras pessoas. Isso identifica sua zona de desenvolvimento:
O ato de cuidar é complexo. O cuidador deve compreender que a pessoa cuidada tem reações e comportamentos que podem dificultar o cuidado. É importante que o cuidador perceba as reações e os sentimentos que muitas vezes afloram, para que possa cuidar da pessoa da melhor maneira possível. Desta forma, pode-se afirmar que o estresse pessoal e emocional é grande, sendo necessário planejar maneiras de convivência para que o cuidador mantenha sua integridade:
A professora de uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental iniciou uma atividade em grupo com massa de modelar vermelha. Paulo, um aluno com Transtorno Global de Desenvolvimento, começou a bater as mãos na carteira, demostrando um comportamento agressivo e negando-se a participar da atividade, visto que seu comportamento está associado a essa cor. Com relação às atribuições do Agente de Apoio, analise as afirmativas a seguir. I. Paulo, devido ao comportamento agressivo, deve ser retirado da sala, não participando da atividade. II. O Agente de Apoio deve oferecer uma massa de modelar amarela para Paulo executar a tarefa. III. O Agente de Apoio, ao final da atividade, deve relatar esse acontecimento no registro escolar, de modo a permitir uma melhor dinâmica para as próximas atividades. Assinale: