Filtrar


Questões por página:

Imagem associada para resolução da questão


Em um curso de capacitação para cuidadores escolares, o instrutor exemplifica o modo adequado de executar as manobras de transferência de aluno cadeirante, para evitar

O manejo correto de aparelhos respiratórios evita infecções. Assinale a opção que apresenta o procedimento inadequado na higienização de copo e máscara de inalador utilizados eventualmente pelos alunos.

Com relação às noções gerais de padrões respiratórios e de assistência à ventilação com as quais o cuidador escolar deve estar familiarizado, analise as afirmativas a seguir.


I. A observação de padrões respiratórios é fundamental para informar os gestores da escola em caso de uma emergência.

II. A utilização de oxímetro é indicada para verificar o nível de oxigenação, quando o aluno apresenta sinais de dispneia.

III. A fisioterapia respiratória deve ser realizada em aluno com comprometimento pulmonar mediante ventilação mecânica invasiva.


Está correto o que se afirma em

O auxílio aos alunos com deficiência é uma das funções do cuidador escolar.

A respeito dessas funções, assinale a afirmativa correta.

De acordo com o Referencial Curricular Amapaense: Educação Infantil e Ensino Fundamental: “A Educação Infantil surge como um direito da criança e dever do Estado em complementação à ação de sua família”.
Sobre a família na relação com a educação, segundo o referido documento, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V).
I. Desde cedo, a criança, ao ouvir e acompanhar a leitura de textos, ao observar os textos que circulam no contexto familiar e comunitário, vai construindo sua concepção de língua escrita, reconhecendo diferentes usos sociais da escrita, dos gêneros, suportes e portadores, mas é apenas quando ingressa na escola que a criança manifesta curiosidade com relação à cultura escrita. II. Um dos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil consiste em “Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário”. III. Conforme vivem suas primeiras experiências sociais (na família, na instituição escolar, na coletividade), as crianças constroem percepções e questionamentos sobre si e sobre os outros, diferenciando-se e, simultaneamente, identificando-se como seres individuais e sociais.
Está correto apenas o que se afirma em