Filtrar


Questões por página:
O Guia Alimentar para a População Brasileira, proposto pelo Ministério da Saúde, pode ser uma ferramenta de grande valia a ser utilizada pelos nutricionistas ao planejar os cardápios, para realizar educação nutricional e para traduzir o conhecimento científico para o popular (1ª parte). As orientações do Guia são: faça dos alimentos in natura ou minimamente processados a base da sua alimentação; utilize óleo, sal e açúcar em pequenas quantidades (2ª parte); limite o uso de alimentos processados e ultraprocessados, consumindo-os em pequenas quantidades, como ingredientes das preparações culinárias (3ª parte).

Quais partes estão corretas?
Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é um campo de conhecimento. Isso significa que há um acúmulo de compreensões sobre seu conceito, como é realizada, os resultados de suas ações em diferentes âmbitos, até os fatores que compõem as práticas alimentares e mudanças no âmbito familiar ou individual.

Neste contexto, sobre a aplicação de meios e técnicas do processo educativo e o desenvolvimento e avaliação de atividades educativas em nutrição, é correto afirmar que
Considerando as teorias comportamentais em Educação Alimentar e Nutricional, no Modelo Transteórico, a fase em que o indivíduo foi instruído a fazer uma mudança, mas não a faz, apenas pensa a respeito, é definida como:

Acerca do câncer de mama e de temas correlatos, julgue o item seguinte.


A obrigatoriedade de identificação de açúcares totais e adicionais nas tabelas de informação nutricional dos alimentos embalados pode ajudar a reduzir o consumo de bebidas açucaradas e, consequentemente, colaborar para a prevenção do câncer.

A Educação Alimentar e Nutricional (EAN), que é uma diretriz da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN), vem sendo trabalhada em uma perspectiva mais ampliada em diferentes campos de ação.

A EAN está ainda presente em outras políticas e documentos normativos da Saúde, tais como: