Filtrar


Questões por página:
Segundo Saviani (2008), o fator de marginalização da escolarização está classificado em dois grupos, a saber: 1. grupo que entende a educação como um instrumento de equalização social; 2. grupo que entende a educação como instrumento de discriminação social. Tendo como referência a sociedade, o ser humano e a educação, assinale a alternativa relacionada às proposições descritas no enunciado, respectivamente.

Leia o trecho abaixo.


Nos tempos modernos, está em curso um longo processo de conquista de cidadania em termos de direitos civis, políticos e sociais. Estamos vivenciando um novo e diferente ciclo da história do mundo moderno: transnacionalização das atividades econômicas políticas, culturais, sociais. As formas de sociabilidade e os jogos sociais têm se modificado e adquirido outros significados. Nesse processo dos jogos das forças sociais e das formas de sociabilidade que se formam e se transformam, vai se formando uma nova sociedade civil, na qual se movem indivíduos e coletividades, classes sociais que compreendem etnias, diversidade de religiões, gênero, língua, valores e tradições, entre outros. A educação, a religião, a família, a política e o trabalho são inserções importantes, por meio das quais o indivíduo situa-se na sociedade, bem como no grupo social e na classe social.

IANNI, Octávio. O Cidadão do Mundo. In: Capitalismo, Trabalho e Educação. Campinas,2002. Adaptado.


Para responder à necessidade de acompanhar a sociedade que se transforma de maneira rápida e acelerada, a escola ideal seria

De acordo com Gomes (2005): “A estrutura da escola e do sistema educacional foi por muito tempo comparada a uma caixa preta que processava insumos e oferecia resultados à sociedade”. Tendo em vista a atual realidade, pode-se afirmar sobre o modelo “caixa-preta” que

Leia o trecho abaixo.


É possível encontrar centros educativos que funcionam de uma maneira diferente da tradicional, em torno do que podemos chamar de uma cultura de aprendizagem.

COLL, Cesar,2003.


Nas instituições escolares que vivenciam as diversas experiências, denominadas “Comunidades Escolares de Aprendizagem”, ocorre

Leia o texto abaixo.


A escola sozinha não poderá compensar a sociedade, contudo, quando atinge a efetividade, pode contribuir, nos limites da sua faixa de atuação, para diminuir as diferenças sociais. Então, que atributos são influentes para se constituir uma escola democrática e de qualidade?

GOMES, Cândido Alberto,2005.


De acordo com as reflexões de Cândido Alberto Gomes, apoiadas em diferentes resultados de pesquisas educacionais, há fortes indícios de que