Filtrar

Cargo:

Escolaridade:

Ano:

Banca Organizadora:

Instituição:

Modalidade:

Disciplina:

Pedagogia

Assunto:

Educação Sociedade e Prática Escolar

Questões por página:

Em relação ao papel político-pedagógico e à função histórico-cultural da escola, julgue o item subsequente.

As funções políticas e sociais da escola consistem em interesses comuns das classes sociais.

Em relação ao papel político-pedagógico e à função histórico-cultural da escola, julgue o item subsequente.

A relação escola-família-comunidade tem influência sobre o sucesso escolar do estudante.

Leia o depoimento de um estudante do 2° ano, no texto abaixo, sobre a noção de racismo.

“ Por incrível que pareça, a questão do racismo, preconceito e discriminação não é tão comum. Isso acontece, mas (sic) infelizmente ainda existem muitas pessoas com esse Defeito, às vezes nós mesmos temos essa reação, mas quando nos damos conta já passou e nem nos preocupamos em rever o erro que cometeu e simplesmente deixa prá lá, ” (J.PARDA, apud BONFIM, BOAKARI, ARAÚJO,2013, p.200).

A análise do depoimento conduz à seguinte conclusão:
Os estudantes do ensino fundamental precisam estudar a cultura afro-brasileira como via de valorização da pessoa humana. Observe as asserções a seguir e analise a relação entre elas.

I- O racismo é um obstáculo à garantia do direito humano à educação.

PORQUE

II- O racismo restringe as condições e as oportunidades para que a população negra viva em igualdade de direitos com os demais na sociedade brasileira.

A respeito dessas asserções, analise a opção CORRETA:
A educação do século XXI de alguma forma tem compromisso com a transformação da práxis social e os profissionais de ensino se tornam co-responsáveis na produção dos conhecimentos necessários à sociedade em constante mudança, comprometida com a valorização da vida e com o equilíbrio do planeta. Avalie a veracidade das proposições abaixo transcritas, com relação às metodologias que podem ser adotadas e assinale (V) para verdadeiras e (F) para as falsas:

( ) A aprendizagem baseada em problemas estimula a competitividade entre os alunos e não favorecem o trabalho em equipe.
( ) A aprendizagem baseada em problemas é uma estratégia em que o estudante assume o papel de agente e principal responsável pelo seu aprendizado.
( ) O aprendizado que fica apenas no nível da memorização tem pouco valor para a vida social e profissional.
( ) Ao estabelecer a dinâmica da aprendizagem baseada em problemas o professor assume obrigatoriamente a condição de fornecedor de conhecimentos.

A sequência CORRETA é: