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O uso de jogos e brincadeiras em algumas instituições de educação infantil é criticado quando assume “um papel pedagogizante, não garantindo o tempo e o espaço necessários para que a criança vivencie situações lúdicas e possa produzir sua própria cultura” (MASCIOLI,2010, p.107). Para enfrentar esse problema, ao utilizar o jogo e a brincadeira em seu trabalho educativo, o professor necessita desenvolver:
A escola de décadas atrás serviu aos interesses das camadas dominantes da sociedade e, para isso, estabeleceu os seus objetivos, conteúdos, métodos e sistema de organização de ensino. A escola pela qual devemos lutar hoje deve fomentar o desenvolvimento científico e cultural do povo, preparando as crianças e jovens para a vida, para o trabalho e para a cidadania, por intermédio da educação geral, intelectual e profissional. Consoante as características de escola democrática, a alternativa que apresenta uma tarefa da escola pública democrática é:
Julgue o item subsequente, com relação aos objetivos, às diretrizes e às bases da educação nacional.
Constituindo o ensino religioso disciplina dos horários normais da escola pública, a dispensa dos alunos ficará a cargo do professor.
O conjunto de transformações da sociedade contemporânea tem provocado um processo de reestruturação dos sistemas educativos e das escolas como as conhecemos. Hoje a escola precisa conviver não somente com outras modalidades de educação não formal, informal e profissional, mas também de se articular e se integrar a elas, a fim de formar cidadãos mais preparados e qualificados para um novo tempo. Para isso,
Hoje, quando as fábricas não precisam tanto da força de trabalho das mulheres, e estas já podem planejar a geração de filhos, voltou-se a valorizar o “equilíbrio de forças” que representa o aleitamento, fonte de segurança muito mais eficiente que as fórmulas mais sofisticadas dos leites em pó. Percebe-se, por esses exemplos, que violência e segurança se constituem não somente em conceitos articulados, como realidades que se vinculam intimamente uma à outra, ou seja, que: