Filtrar


Questões por página:
“A ação de ensinar tem como princípio fundamental a formação integral do indivíduo, bem como, o objetivo de prepará-lo para o espírito de liderança, de consciência crítica, ética e moral, para que ele possa aprender a viver e conviver em sociedade, de forma consciente, ativa, participativa e transformar-se em um cidadão integro e de respeito. [...] A escola deve também desenvolver conhecimentos, capacidades e qualidades para o exercício autônomo, consciente e crítico da cidadania. Para isso ela deve articular o saber para o mundo do trabalho e o saber para o mundo das relações sociais. ”
O texto acima remete à ideia de:
“[...] A educação, por sua vez, elabora os caminhos para a formação, conduzindo o ser humano para uma vida social virtuosa enquanto cidadão responsável no convívio com o outro [...]”. Valorização da autonomia, da responsabilidade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturais, identidades e singularidades são princípios importantes a serem trabalhados junto aos alunos. Para isso é necessário que o professor em todo tempo aja de modo a servir de exemplo e ajude seus educandos se posicionarem diante da vida [...]”
O texto acima refere-se à (ao):
“[...] é um gestor da dinâmica social, um mobilizador e orquestrador de atores, um articulador da diversidade para dar-lhe unidade e consistência na construção do ambiente educacional e promoção segura da formação de seus alunos. Para tanto, em seu trabalho, presta atenção a cada evento, circunstância e ato, como parte de um conjunto de eventos, circunstâncias e atos, considerando-os globalmente, de modo interativo e dinâmico.” (LÜCK,2000, p.16). O texto acima refere-se à:
Em relação à perspectiva histórico-cultural, assinale a alternativa correta.
Entre as abordagens que orientam as concepções e as práticas de educação, é possível destacar a abordagem funcionalista, que enfatiza a integração social e considera a educação como um dos subsistemas integradores, responsável pela socialização. Já a abordagem dialética