Filtrar


Questões por página:
Nas Estações de Tratamento de Esgotos (ETE), as águas residuárias passam por várias etapas de tratamento e, em cada uma, diferentes poluentes são removidos. Assim, no tratamento secundário, remove-se, principalmente:
Os diferentes processos de tratamento aos quais as águas residuárias (esgoto) são submetidas em uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) têm eficiências variáveis sobre cada tipo de poluente. Desse modo, dentre as alternativas a seguir, o processo mais eficiente para a remoção do nitrogênio dessas águas é o/a:
Vários organismos são utilizados como marcadores para indicar que um corpo d’água está poluído. No entanto, para indicar a poluição de origem humana, procura-se detectar, normalmente, a presença de bactérias do grupo coliforme. Nesse grupo, a principal bactéria, usualmente encontrada em esgoto, efluentes tratados ou águas naturais sujeitas à contaminação recente por seres humanos, é a:
A fossa séptica é uma alternativa para domicílios urbanos e rurais não interligados a uma rede de coleta, tratamento e descarte de esgotos domésticos, rurais ou industriais. Acerca dos impactos do sistema de fossa séptica sobre a qualidade do solo e das águas subterrâneas, assinale a opção correta.
O estado de Sergipe apresenta regime pluviométrico definido por um período seco de primavera-verão e chuvoso de outono-inverno. Esta marcha estacional da precipitação está relacionada ao fato de a área permanecer sob ação contínua de um sistema meteorológico cujas propriedades acarretam estabilidade, gerando estados de tempo bons e secos, dificilmente modificados pela morfologia regional.
H. M. Araújo et al. O clima de Aracaju na interface com a geomorfologia de encostas. In: Scientia Plena, v.6, n.8,2010. Internet: <https://ri.ufs.br > (com adaptações).

Assinale a opção que indica corretamente o sistema meteorológico citado no fragmento de texto anterior.