Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Planejar as refeições e utilizar medidas corretas durante o preparo dos alimentos pode contribuir para a satisfação do idoso com a alimentação, evitando riscos de acidentes e danos à saúde. Essas atitudes são especialmente relevantes para o cuidado com quem já se encontra em idade mais avançada e, ao mesmo tempo, permitem atender aos princípios de uma alimentação saudável.
mostrar texto associado
O Receituário Padrão permite unir todas as fichas técnicas utilizadas na unidade. A partir dele, os cozinheiros poderão fazer consultas de todas as etapas para elaboração de uma preparação, ou em um momento em que o nutricionista não estiver na unidade, ou ainda para sua consulta no momento de confeccionar o pedido de compras.
mostrar texto associado
De acordo com a Lei da Adequação, a alimentação deve ser composta por alimentos variados, ricos em nutrientes e de procedência conhecida. As refeições devem ser variadas, contemplando todos os grupos de nutrientes para o bom funcionamento do corpo.
mostrar texto associado
O levantamento dos quantitativos que compõem o pedido de compras é feito por itens do cardápio, per capita da unidade e o número de refeições. Começa-se pela sequência dos itens do cardápio. Após o cálculo, desconta-se o que está no estoque físico e que não há previsão para utilização. Utiliza-se o cardápio e a ficha técnica de preparo para obter o per capita de cada preparação. Para o número de refeições, deve ser somado o número de funcionários da Unidade de Alimentação e Nutrição e os visitantes.
Avalie os cardápios abaixo descritos:
I. Arroz, feijão preto, carne magra grelhada, jerimum refogado, salada de alface com tomate, temperada com azeite
II. Arroz, feijão de corda, omelete, batata doce cozida temperada com ervas, salada de rúcula com vinagrete
III. Arroz, peito de frango grelhado, berinjela refogada e repolho com abacaxi.

Partindo da avaliação feita, é CORRETO afirmar que