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Os clássicos da Sociologia, Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber, apresentam diferentes teoria para explicarem a sociedade e, mesmo quando concordam com temas que são objeto de análise, o fazem a partir de diferentes perspectivas teóricas. Três das mais importantes perspectivas teóricas são: o Funcionalismo, a abordagem do Conflito e o Interacionismo Simbólico. Sobre essas perspectivas teóricas, analise as afirmativas abaixo:
I. No Interacionismo Simbólico as crenças e os costumes religiosos de uma sociedade, podem ser analisados com o intuito de mostrar como eles se relacionam com outras instituições dentro da sociedade, uma vez que as diferentes partes de uma sociedade se desenvolvem em relação íntima umas com as outras.
II. De um tempo para cá o Funcionalismo vem perdendo adeptos, à medida que suas limitações começaram a se mostrar aparentes. Uma crítica comum à essa perspectiva teórica é a de que ele enfatiza desnecessariamente fatores que conduzem à coesão social, às custas daqueles que produzem divisão e conflito. O enfoque na estabilidade e na ordem significa que divisões ou desigualdades na sociedade – baseada em fatores como classe, raça e gênero – estão minimizadas.
III. Os teóricos do Conflito rejeitam a ênfase funcionalista do consenso. Em vez disso, destacam a importância das divisões na sociedade. Ao fazê-lo, concentram-se em questões de poder, desigualdade e luta. Eles tendem a ver a sociedade como sendo composta de grupos distintos que perseguem seus próprios interesses. A existência de interesses separados significa que o potencial para conflito está sempre presente e que certos grupos se beneficiarão mais do que outros. Os teóricos do Conflito examinam as tensões entre grupos dominantes e desfavorecidos dentro da sociedade e buscam compreender como as relações de controle são estabelecidas e perpetuadas.
IV. O Interacionismo simbólico surge de uma preocupação com a linguagem e com o significado e dirige nossa atenção ao detalhe da interação interpessoal e a como esse detalhe é usado para dar sentido ao que os outros dizem e fazem. Embora essa perspectiva possa contribuir para a percepção profunda da natureza de nossas ações no decorrer da vida social cotidiana, ele tem sido criticado por ignorar as questões maiores do poder e da estrutura dentro da sociedade e como eles servem para restringir a ação individual.
Estão corretas as afirmativas:
I. No Interacionismo Simbólico as crenças e os costumes religiosos de uma sociedade, podem ser analisados com o intuito de mostrar como eles se relacionam com outras instituições dentro da sociedade, uma vez que as diferentes partes de uma sociedade se desenvolvem em relação íntima umas com as outras.
II. De um tempo para cá o Funcionalismo vem perdendo adeptos, à medida que suas limitações começaram a se mostrar aparentes. Uma crítica comum à essa perspectiva teórica é a de que ele enfatiza desnecessariamente fatores que conduzem à coesão social, às custas daqueles que produzem divisão e conflito. O enfoque na estabilidade e na ordem significa que divisões ou desigualdades na sociedade – baseada em fatores como classe, raça e gênero – estão minimizadas.
III. Os teóricos do Conflito rejeitam a ênfase funcionalista do consenso. Em vez disso, destacam a importância das divisões na sociedade. Ao fazê-lo, concentram-se em questões de poder, desigualdade e luta. Eles tendem a ver a sociedade como sendo composta de grupos distintos que perseguem seus próprios interesses. A existência de interesses separados significa que o potencial para conflito está sempre presente e que certos grupos se beneficiarão mais do que outros. Os teóricos do Conflito examinam as tensões entre grupos dominantes e desfavorecidos dentro da sociedade e buscam compreender como as relações de controle são estabelecidas e perpetuadas.
IV. O Interacionismo simbólico surge de uma preocupação com a linguagem e com o significado e dirige nossa atenção ao detalhe da interação interpessoal e a como esse detalhe é usado para dar sentido ao que os outros dizem e fazem. Embora essa perspectiva possa contribuir para a percepção profunda da natureza de nossas ações no decorrer da vida social cotidiana, ele tem sido criticado por ignorar as questões maiores do poder e da estrutura dentro da sociedade e como eles servem para restringir a ação individual.
Estão corretas as afirmativas:
Os teóricos da Sociologia, Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber, na dimensão teóricaanalítica, apresentam teorias sociológicas distintas. Além de apresentar fundamentos filosóficos das teorias (epistemologia), métodos são propostos para a realização da análise social. Assim, a epistemologia e a metodologia são as dimensões fundamentais de toda teoria sociológica. Assinale as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O método Funcionalista faz parte da teoria de Max Weber. É a perspectiva teórica baseada na noção de que a melhor maneira de explicar os acontecimentos sociais é em termos das funções que eles desempenham, ou seja, de suas contribuições para a continuidade de uma sociedade.
( ) Karl Marx teorizou o método Histórico-Dialético, o estudo da sociedade tem seu fundamento na economia (vida material do homem), que é o elemento que condiciona todo o desenvolvimento da vida social.
( ) Max Weber utiliza o método compreensivo, numa perspectiva sociológica que se concentra nos significados e nas intenções que sustentam a ação humana. Ele pretende, pois, compreender a ação dos indivíduos.
( ) Na teoria sociológica de Émile Durkeim, o método por ele utilizado, considera a ação social como pilar, e que nas perspectivas de ação social interessam-se pelo modo como os seres humanos interpretam ativa e criativamente o mundo à sua volta, e não pelas forças externas que orientam ou restringem a ação humana.
( ) Émile Durkheim em sua teoria sociológica, apresenta o método Funcionalista por entender que se baseia em uma visão da sociedade como um sistema complexo, cujos diversos elementos trabalham conjuntamente de um modo que precisa ser entendido.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) O método Funcionalista faz parte da teoria de Max Weber. É a perspectiva teórica baseada na noção de que a melhor maneira de explicar os acontecimentos sociais é em termos das funções que eles desempenham, ou seja, de suas contribuições para a continuidade de uma sociedade.
( ) Karl Marx teorizou o método Histórico-Dialético, o estudo da sociedade tem seu fundamento na economia (vida material do homem), que é o elemento que condiciona todo o desenvolvimento da vida social.
( ) Max Weber utiliza o método compreensivo, numa perspectiva sociológica que se concentra nos significados e nas intenções que sustentam a ação humana. Ele pretende, pois, compreender a ação dos indivíduos.
( ) Na teoria sociológica de Émile Durkeim, o método por ele utilizado, considera a ação social como pilar, e que nas perspectivas de ação social interessam-se pelo modo como os seres humanos interpretam ativa e criativamente o mundo à sua volta, e não pelas forças externas que orientam ou restringem a ação humana.
( ) Émile Durkheim em sua teoria sociológica, apresenta o método Funcionalista por entender que se baseia em uma visão da sociedade como um sistema complexo, cujos diversos elementos trabalham conjuntamente de um modo que precisa ser entendido.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Além de ser um dos principais fundadores do pensamento sociológico, Émile Durkheim também é o responsável pela introdução desta ciência no ensino universitário. É com ele que a Sociologia adentra no mundo acadêmico e se firma definitivamente como ciência, pois o autor reuniu em torno de si um grupo de pesquisadores e acadêmicos que consolidaram essa ciência no cenário francês. Sabendo da importância desse teórico, sobre alguns pontos de sua epistemologia, assinale a alternativa incorreta:
Disciplina:
Sociologia
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Para Émile Durkheim, a construção do ser social, feita pela educação, que consiste na assimilação, pelo indivíduo, de uma série de normas e princípios (morais, religiosos, éticos ou de comportamento), baliza a conduta do indivíduo em um grupo.
Leia atentamente as assertivas abaixo e identifique os seus respectivos autores - se Weber, Durkheim ou Marx.
I. “O concreto é concreto porque é a síntese de múltiplas determinações, isto é, unidade do diverso. Aparece no pensamento como processo de síntese, como resultado, não como ponto de partida, ainda que seja o efetivo ponto de partida e, em consequência, o ponto de partida também da intuição e da representação” II. “No campo das ciências sociais, [...] o que nos interessa é o aspecto qualitativo dos fatos. [...] Nas ciências sociais, se trata da intervenção de fenômenos espirituais, cuja compreensão por revivência constitui uma tarefa especificamente diferente da que poderiam, ou quereriam, resolver as fórmulas do conhecimento exato da natureza.” III. “Muitas vezes se pensou que tais fenômenos [sociais], por causa de sua extrema complexidade, ou eram refratários à ciência, ou só poderiam entrar nela reduzidos a suas condições elementares, sejam psíquicas, sejam orgânicas, isto é, despojados de sua natureza própria. Procuramos estabelecer, ao contrário, que era possível tratá-los cientificamente sem nada retirar-lhes de seus caracteres específicos.”
I. “O concreto é concreto porque é a síntese de múltiplas determinações, isto é, unidade do diverso. Aparece no pensamento como processo de síntese, como resultado, não como ponto de partida, ainda que seja o efetivo ponto de partida e, em consequência, o ponto de partida também da intuição e da representação” II. “No campo das ciências sociais, [...] o que nos interessa é o aspecto qualitativo dos fatos. [...] Nas ciências sociais, se trata da intervenção de fenômenos espirituais, cuja compreensão por revivência constitui uma tarefa especificamente diferente da que poderiam, ou quereriam, resolver as fórmulas do conhecimento exato da natureza.” III. “Muitas vezes se pensou que tais fenômenos [sociais], por causa de sua extrema complexidade, ou eram refratários à ciência, ou só poderiam entrar nela reduzidos a suas condições elementares, sejam psíquicas, sejam orgânicas, isto é, despojados de sua natureza própria. Procuramos estabelecer, ao contrário, que era possível tratá-los cientificamente sem nada retirar-lhes de seus caracteres específicos.”