Os clássicos da Sociologia, Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber, apresentam diferentes teoria para explicarem a sociedade e, mesmo quando concordam com temas que são objeto de análise, o fazem a partir de diferentes perspectivas teóricas. Três das mais importantes perspectivas teóricas são: o Funcionalismo, a abordagem do Conflito e o Interacionismo Simbólico. Sobre essas perspectivas teóricas, analise as afirmativas abaixo:
I. No Interacionismo Simbólico as crenças e os costumes religiosos de uma sociedade, podem ser analisados com o intuito de mostrar como eles se relacionam com outras instituições dentro da sociedade, uma vez que as diferentes partes de uma sociedade se desenvolvem em relação íntima umas com as outras.
II. De um tempo para cá o Funcionalismo vem perdendo adeptos, à medida que suas limitações começaram a se mostrar aparentes. Uma crítica comum à essa perspectiva teórica é a de que ele enfatiza desnecessariamente fatores que conduzem à coesão social, às custas daqueles que produzem divisão e conflito. O enfoque na estabilidade e na ordem significa que divisões ou desigualdades na sociedade – baseada em fatores como classe, raça e gênero – estão minimizadas.
III. Os teóricos do Conflito rejeitam a ênfase funcionalista do consenso. Em vez disso, destacam a importância das divisões na sociedade. Ao fazê-lo, concentram-se em questões de poder, desigualdade e luta. Eles tendem a ver a sociedade como sendo composta de grupos distintos que perseguem seus próprios interesses. A existência de interesses separados significa que o potencial para conflito está sempre presente e que certos grupos se beneficiarão mais do que outros. Os teóricos do Conflito examinam as tensões entre grupos dominantes e desfavorecidos dentro da sociedade e buscam compreender como as relações de controle são estabelecidas e perpetuadas.
IV. O Interacionismo simbólico surge de uma preocupação com a linguagem e com o significado e dirige nossa atenção ao detalhe da interação interpessoal e a como esse detalhe é usado para dar sentido ao que os outros dizem e fazem. Embora essa perspectiva possa contribuir para a percepção profunda da natureza de nossas ações no decorrer da vida social cotidiana, ele tem sido criticado por ignorar as questões maiores do poder e da estrutura dentro da sociedade e como eles servem para restringir a ação individual.
Estão corretas as afirmativas:
I. No Interacionismo Simbólico as crenças e os costumes religiosos de uma sociedade, podem ser analisados com o intuito de mostrar como eles se relacionam com outras instituições dentro da sociedade, uma vez que as diferentes partes de uma sociedade se desenvolvem em relação íntima umas com as outras.
II. De um tempo para cá o Funcionalismo vem perdendo adeptos, à medida que suas limitações começaram a se mostrar aparentes. Uma crítica comum à essa perspectiva teórica é a de que ele enfatiza desnecessariamente fatores que conduzem à coesão social, às custas daqueles que produzem divisão e conflito. O enfoque na estabilidade e na ordem significa que divisões ou desigualdades na sociedade – baseada em fatores como classe, raça e gênero – estão minimizadas.
III. Os teóricos do Conflito rejeitam a ênfase funcionalista do consenso. Em vez disso, destacam a importância das divisões na sociedade. Ao fazê-lo, concentram-se em questões de poder, desigualdade e luta. Eles tendem a ver a sociedade como sendo composta de grupos distintos que perseguem seus próprios interesses. A existência de interesses separados significa que o potencial para conflito está sempre presente e que certos grupos se beneficiarão mais do que outros. Os teóricos do Conflito examinam as tensões entre grupos dominantes e desfavorecidos dentro da sociedade e buscam compreender como as relações de controle são estabelecidas e perpetuadas.
IV. O Interacionismo simbólico surge de uma preocupação com a linguagem e com o significado e dirige nossa atenção ao detalhe da interação interpessoal e a como esse detalhe é usado para dar sentido ao que os outros dizem e fazem. Embora essa perspectiva possa contribuir para a percepção profunda da natureza de nossas ações no decorrer da vida social cotidiana, ele tem sido criticado por ignorar as questões maiores do poder e da estrutura dentro da sociedade e como eles servem para restringir a ação individual.
Estão corretas as afirmativas: