Filtrar


Questões por página:
Questão Anulada
A semaglutida é classificada como um agonista do receptor de GLP-1 e tem um potencial terapêutico para controle do peso, incluindo perda e manutenção do peso, sendo um fármaco utilizado no tratamento medicamentoso da obesidade por meio da redução de ingestão de energia via indução de sensações de saciedade e satisfação e da redução da sensação de fome.

Ao iniciar o tratamento com semaglutida, o médico assistente deve evitar o uso na seguinte condição:
Um melhor controle glicêmico reduz o risco de complicações microvasculares em pacientes com diabetes tipo 2. A metformina é um antidiabético de início para o tratamento da hiperglicemia e é eficaz para promover uma modesta perda de peso.

Este medicamento deve ser contraindicado na seguinte condição:
Questão Anulada
A metformina é considerada a terapia farmacológica inicial para a maioria dos pacientes com diabetes tipo 2 devido à eficácia glicêmica, ausência de ganho de peso e hipoglicemia, tolerabilidade geral e custo favorável.

São efeitos adversos da metformina:
Uma paciente não grávida, previamente hígida, sem realização de exames laboratoriais pregressos, com idade de 35 anos e com queixa há 6 meses de constipação intestinal, fadiga, intolerância ao frio, aumento do peso e irritabilidade comparece ao consultório médico, que, após avaliação, solicitou o hormônio tireoestimulante (TSH). A paciente retorna ao consultório após duas semanas, com resultado de TSH expressivamente elevado para sua idade.

A conduta do médico assistente deve ser:
As dislipidemias são um grupo de distúrbios metabólicos que se caracterizam pelas alterações dos níveis séricos das principais lipoproteínas presentes no plasma. Sobre o metabolismo dos lipídios, podemos afirmar: