Filtrar


Questões por página:
Sobre a introdução de tratamento com insulina no Diabetes mellitus (DM), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
 
( ) Deve-se utilizar em pacientes nos quais a distinção entre Diabetes mellitus tipo I ou II não for evidente.
 
( ) Deve ser assegurada em crianças e adolescentes com Diabetes mellitus tipo II que tenham cetose ou cetoacidose diabética.
 
( ) Deve-se utilizar sempre que o paciente apresente, em coleta aleatória de glicose plasmática ou venosa, valor ≥ 210 mg/dl ou HbA1c > 8,0%.
 
A sequência está correta em
Na prática clínica, a avaliação do controle glicêmico é feita mediante a utilização de dois recursos laboratoriais: os testes de glicemia e os de hemoglobina glicada (HbA1c), cada um com seu significado clínico específico e ambos considerados recursos complementares para a correta avaliação do estado de controle glicêmico em pacientes diabéticos. É correto afirmar que a hemoglobina glicada avalia:
Sua natureza crônica, a gravidade das complicações e os meios necessários para controlá-las tornam o Diabetes mellitus uma doença muito onerosa não apenas para os indivíduos afetados e suas famílias, mas também para o sistema de saúde. Qual dos critérios NÃO é utilizado para a realização do diagnóstico de Diabetes mellitus?
Na classificação do diabetes mellitus, constitui critério para o diagnóstico do tipo de diabetes a observação do seguinte:

Paciente do sexo feminino procurou serviço médico de emergência com taquicardia, tremores de extremidades e sensação de mal-estar. Na anamnese de admissão, revelou que vem sofrendo dessas crises com frequência mais acentuada há dois meses. Vem sentindo calor, rubor facial e as extremidades quentes. Além disso, seus catamênios estão irregulares, com hipermenorreia, e tem emagrecido sistematicamente. Trouxe consigo ultrassonografia pélvica recente, que não registra alterações no aparelho reprodutor, e apresenta exoftalmia ao exame físico.

A hipótese diagnóstica mais condizente com o quadro apresentado é a de