Filtrar


Questões por página:
A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora tem como finalidade definir os princípios, as diretrizes e as estratégias a serem observados pelas três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), para o desenvolvimento da atenção integral à saúde do trabalhador, com ênfase na vigilância, visando à promoção e à proteção da saúde dos trabalhadores e à redução da morbimortalidade decorrente dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos. Tal Política propõe o desenvolvimento das seguintes ações de atenção à saúde dos(as) trabalhadores(as) no âmbito da Atenção Básica:
Para atuação como agente de mudanças, o trabalhador precisa ser considerado sujeito da aprendizagem, ativo e apto a aprender. Nesse sentido, a educação deve ser capaz de
Conforme a NR 32, os trabalhadores que realizam a limpeza dos serviços de saúde devem ser capacitados, inicialmente e de forma continuada, quanto aos princípios de higiene pessoal, risco biológico, risco químico, sinalização, rotulagem, EPI, EPC e procedimentos em situações de emergência. Para as atividades de limpeza e conservação, cabe ao empregador, no mínimo, EXCETO:
Os agentes biológicos classificados na classe de risco 4 implicam risco individual elevado para o trabalhador e com probabilidade elevada de disseminação para a coletividade. Apresentam grande poder de transmissibilidade de um indivíduo a outro. Podem causar doenças graves ao ser humano, para as quais não existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento. São exemplos de agentes classe 4 de risco listados na NR-32 e que precisam ser identificados corretamente para um correto PPRA, EXCETO:
De acordo com a classificação dos agentes biológicos que envolvem riscos à saúde do trabalhador disposta na NR 32, analise as seguintes afirmativas, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas:
( ) Classe de risco 1: baixo risco individual para o trabalhador e para a coletividade, com baixa probabilidade de causar doença ao ser humano.
( ) Classe de risco 2: risco individual moderado para o trabalhador e com baixa probabilidade de disseminação para a coletividade. Podem causar doenças ao ser humano, mas existem meios eficazes de tratamento.
( ) Classe de risco 3: risco individual baixo para o trabalhador e com baixa probabilidade de disseminação para a coletividade, embora podem causar doenças e infecções graves ao ser humano, para as quais nem sempre existem tratamentos.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: