Filtrar


Questões por página:
Não há uma causa isolada para o câncer de mama. Uma associação de fatores genéticos, hormonais e, possivelmente, ambientais pode aumentar o risco de seu desenvolvimento. Sendo assim podemos considerar fator de risco para o câncer de mama:
O câncer de colo uterino dentre todos os tipos de câncer é o que apresenta um dos mais altos potenciais de prevenção e cura. No Brasil a principal estratégia utilizada para a detecção precoce é o rastreamento, através da realização do exame citopatológico prioritariamente em mulheres de 25 a 59 aos de idade. Tal estratégia constitui uma medida de prevenção
Paciente M.J.J,47 anos, comparece à Unidade Básica de Saúde para realizar exame de rastreamento do câncer de colo de útero (Papanicolau). Ao verificar o histórico no prontuário da paciente, o enfermeiro constatou que a paciente realizou esse exame em dois anos consecutivos (2021 e 2022), com resultados negativos para neoplasia. Considerando as recomendações do Ministério da Saúde e do INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), qual deve ser a conduta do enfermeiro?
Os fatores de risco para o câncer são hoje classificados segundo sua possibilidade de modificação. São considerados fatores de risco não modificáveis para o câncer:
O câncer é uma das principais causas de morbimortalidade da população brasileira. Os estudos do câncer têm evidenciado que os carcinógenos fazem parte do processo de iniciação da doença, sendo um agente indutor do câncer capaz de promover alterações celulares. A natureza dos carcinógenos pode ser: