Filtrar


Questões por página:
O enfermeiro tem papel primordial no monitoramento e tratamento de complicações dos pacientes oncológicos. A trombocitopenia é a causa mais comum de sangramento em clientes com câncer. Resulta frequentemente da depressão da medula óssea após determinados tipos de quimioterapia e radioterapia. São indicadores iniciais de diminuição dos níveis de plaquetas:
Não há uma causa isolada para o câncer de mama. Uma associação de fatores genéticos, hormonais e, possivelmente, ambientais pode aumentar o risco de seu desenvolvimento. Sendo assim podemos considerar fator de risco para o câncer de mama:
O câncer de colo uterino dentre todos os tipos de câncer é o que apresenta um dos mais altos potenciais de prevenção e cura. No Brasil a principal estratégia utilizada para a detecção precoce é o rastreamento, através da realização do exame citopatológico prioritariamente em mulheres de 25 a 59 aos de idade. Tal estratégia constitui uma medida de prevenção
Paciente M.J.J,47 anos, comparece à Unidade Básica de Saúde para realizar exame de rastreamento do câncer de colo de útero (Papanicolau). Ao verificar o histórico no prontuário da paciente, o enfermeiro constatou que a paciente realizou esse exame em dois anos consecutivos (2021 e 2022), com resultados negativos para neoplasia. Considerando as recomendações do Ministério da Saúde e do INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), qual deve ser a conduta do enfermeiro?
Os fatores de risco para o câncer são hoje classificados segundo sua possibilidade de modificação. São considerados fatores de risco não modificáveis para o câncer: