Filtrar


Questões por página:

Paciente de 35 anos, em tratamento para lesão tumoral do SNC com dexametasona. Desenvolve febre, infiltrado pulmonar, choque, insuficiência respiratória, insuficiência renal e a lesão de pele abaixo:

O provável diagnóstico é

O Ministério da Saúde lançou, no segundo semestre de 1998, uma ampla campanha relacionada à prevenção do câncer do colo uterino. Essa neoplasia constitui-se em uma importante questão de saúde pública, não só por sua frequência e gravidade, mas pela disponibilidade de medidas preventivas e de baixo custo para seu controle, que são basicamente os exames clínico-ginecológicos e a citologia oncótica (Papanicolau). O estágio da lesão do colo uterino pode ser determinado de acordo com a Classificação Internacional do Carcinoma do Colo Uterino.
Qual é a classificação do estágio que se refere ao carcinoma que se estende além do colo sem invasão da parede pélvica?
Sabe-se que o câncer de colo de útero é uma doença de ação gradativa que se inicia com alterações neoplásicas intraepiteliais (NIC), as quais podem evoluir para um processo invasivo em um período médio de 10 a 20 anos.
Assinale a alternativa correta no que diz respeito à faixa etária de prioridade para coleta do exame preventivo do colo do útero e à orientação quanto à periodicidade do exame, preconizadas pelo Ministério da Saúde.
A maneira mais correta de evitar o carcinoma de endométrio é tratar a
Pacientes com distúrbios hematológicos em geral apresentam poucos sintomas ou ausência destes. Entretanto, a leucemia aguda apresenta um quadro clínico variável de acordo com o tipo. Baseado nesse contexto, a fim de evitar complicações e prevenir sangramentos, a enfermagem deve ter o seguinte cuidado: