Filtrar


Questões por página:

“Aulas práticas de laboratório são insubstituíveis no ensino de Ciências, pois permitem que os alunos tenham contato direto com os fenômenos, manipulando as matérias e equipamentos e observando os organismos”.

(KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia.4ª edição. São Paulo: EDUSP,2008)

Sabendo disso, um professor de Ciências realizou o seguinte experimento: inicialmente, instruiu seus alunos a prenderem uma vela acesa em um pires e a colocarem água o bastante no pires, mas de forma que ela não entornasse. A seguir, pediu que eles cobrissem a vela com um copo, como no momento 1 da imagem abaixo:


Imagem associada para resolução da questão


Os alunos perceberam que, no momento 2, a chama da vela apagou e a água subiu pelo interior do copo até certa altura.

O professor pediu aos alunos que formulassem uma hipótese explicativa para o fenômeno. Das várias proposições feitas, a correta era a que dizia que a água subiu porque a pressão

“Quanta do latim/ Plural de quantum/ Quando quase não há/ Quantidade que se medir/ Qualidade que se expressar/ Fragmento infinitésimo/ Quase que apenas mental/ Quantum granulado no mel/ Quantum ondulado do sal/ Mel de urânio, sal de rádio/ Qualquer coisa quase ideal/ Cântico dos cânticos/ Quântico dos quânticos/...”

(Gilberto Gil,1995)


Gil cita em sua música um conceito fundamental e complexo da física moderna: o quantum, introduzido por Max Planck e, mais tarde, utilizado por Einstein.

Dos cientistas que pesquisaram a constituição da matéria citados a seguir, aquele que, baseado na teoria quântica de Planck, demonstrou que os elétrons apresentam níveis de energia foi:

No município de Oiapoque (AP), um sistema híbrido de geração de energia é composto por uma usina fotovoltaica de 4MW, uma usina térmica de 12MW com geradores a diesel e, para os próximos anos, há a previsão de instalação de uma pequena central hidrelétrica (PCH), com capacidade de 7,5MW.

Com relação às usinas geradoras de energia citadas, analise as afirmativas a seguir.


I. A usina hidrelétrica é considerada uma fonte de energia “limpa”, pois é renovável e sua instalação e funcionamento não geram gases de efeito estufa.

II. Na usina termelétrica, o diesel é usado para aquecer a água que, no estado de vapor, aciona as turbinas da usina para produzir energia elétrica. Observa-se assim, a sequência de transformações de energia: química → térmica → cinética → elétrica.

III. A usina fotovoltaica converte energia luminosa em energia elétrica. Possui baixo impacto ambiental, mas é considerada uma fonte de energia intermitente, devido à variabilidade das condições meteorológicas.


Está correto o que se afirma em

Durante uma atividade prática, os alunos coletaram diversas amostras de água com o objetivo de verificar seu pH. Após as medições, o valor de pH obtido para a água da chuva causou bastante surpresa, estimulando o grupo a aprofundar-se no conteúdo da aula: ácidos, bases e escala de pH.

Com relação aos temas acima, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) O pH da água da chuva é naturalmente ácido, com valor em torno de 5,6. Essa acidez é devida à reação entre a água e o gás carbônico presente na atmosfera que origina, assim, o ácido carbônico (H2CO3).

( ) Chuvas ácidas resultantes da ação antrópica ocorrem apenas em regiões industrializadas, onde a queima de combustíveis por automóveis e indústrias libera óxidos, como o SO2, que reage com a água na atmosfera formando H2SO4.

( ) Em uma aula prática pode-se utilizar o suco de repolho roxo ou o extrato de açaí como indicador de pH. Esses vegetais possuem antocianina, substância que muda de cor em meio ácido ou básico.


As afirmativas são, respectivamente,

Um professor propôs um experimento a seus alunos no qual eles estudaram a permeabilidade de três diferentes tipos de solos: o argiloso, o arenoso e o humífero. Os alunos, além de observarem a passagem da água por cada um dos tipos de solo, pesquisaram em uma bibliografia específica sobre os seus componentes.
Com relação às conclusões dos alunos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Os solos podem conter partículas de argila, areia ou silte. A argila é formada por grãos menores que a areia. Esta última, por sua vez, é menor que o silte. A proporção entre esses componentes afeta as características do solo, entre elas a fertilidade. ( ) Solos arenosos são muito permeáveis. Os sais minerais e a matéria orgânica, os quais servem de nutrientes para as plantas, são carregados pela água. Ainda assim os solos arenosos continuam ricos em nutrientes. ( ) Solos humíferos são escuros, úmidos e ricos em matéria orgânica, o que os torna porosos, com boa circulação de ar e com os nutrientes necessários às plantas.
As afirmativas são, respectivamente,