Filtrar


Questões por página:
Os resultados dos dois últimos levantamentos epidemiológicos nacionais – SB Brasil 2003 e 2010 – mostraram mudanças no perfil epidemiológico das doenças bucais. Assinale a alternativa INCORRETA com relação ao perfil epidemiológico em crianças.
Durante anos, a odontologia esteve à margem das políticas públicas de saúde. Para mudar esse quadro, em 2004, o Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Saúde Bucal – Programa Brasil Sorridente. Esse Programa constitui-se de uma série de medidas que têm como objetivo garantir as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros, entendendo que esta é fundamental para a saúde geral e para a qualidade de vida da população. Qual destas linhas de ação não corresponde exatamente à Política Nacional de Saúde Bucal descrita pelo Ministério da Saúde em 2022?
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a sentença.
Alguns índices epidemiológicos são importantes para a saúde bucal, seja para avaliar as condições periodontais, como__________ e ___________; os índices de cárie, dentes perdidos e obturados, nos dentes permanentes, ____________, e os índices de maloclusão ____________.

Analise as afirmativas a seguir:


I. A cárie dentária é uma doença resultante do desequilíbrio do binômio saúde-doença, podendo apresentar lesões-sinais na população. Esses sinais são clinicamente conhecidos como “cáries”, pois referem-se às lesões da infecção virótica propriamente dita. Em geral, as lesões causadas pela cárie são agravadas pelo consumo exagerado, pelo paciente, de alimentos ricos em sódio, fibras e vitamina C.

II. A odontogeriatria inclui o estudo do impacto de fatores sociais e demográficos no estado de saúde bucal dos idosos, a prevenção de complicações respiratórias e cardiovasculares, a promoção da independência funcional, assim como o estudo do envelhecimento do sistema estomatognático e suas consequências.


Marque a alternativa CORRETA:

Levantamentos epidemiológicos são importantes para tornar conhecida a prevalência das doenças bucais, como também para estimar a necessidade de tratamento. A coleta de dados ajuda no planejamento, na execução e na avaliação das ações de saúde. O índice CPO-D tem por finalidade: