Filtrar


Questões por página:

A respeito de epidemiologia, julgue o próximo item.

Os estudos longitudinais de coorte têm a função de detectar a prevalência de determinadas variáveis, denominadas fatores de risco, por meio do cálculo do risco relativo.

A probabilidade de uma pessoa ter uma determinada doença é 0,5%. Um teste clínico é utilizado para diagnosticar essa doença e tem sensibilidade de 90% e especificidade 90%.

A probabilidade de uma pessoa não ter a doença, dado que o teste deu positivo, é de

A respeito dos conhecimentos relativos à epidemiologia, julgue os próximos itens.

A maior duração da doença; o aumento da sobrevida do paciente, sem a cura da doença; a imigração de casos; a emigração de pessoas sadias e a melhoria dos recursos diagnósticos e do sistema de registro tendem a levar a um aumento da prevalência de determinada doença. Da mesma forma, a menor duração e a maior letalidade da doença fazem-na diminuir.
A respeito dos conhecimentos relativos à epidemiologia, julgue os próximos itens.

A falácia ecológica ocorre quando são tiradas conclusões impróprias com base em estudos de caso-controle, segundo os quais a associação observada entre as variáveis no nível coletivo (controle) não representa, necessariamente, a associação existente no nível individual (caso).
A respeito dos conhecimentos relativos à epidemiologia, julgue os próximos itens.

A incidência expressa o risco e funciona como medida para doenças ou condições agudas, mas pode, também, ser utilizada para doenças crônicas, sendo apropriada aos estudos de causalidade, enquanto a prevalência estima a probabilidade de a população estar doente no período contemporâneo à pesquisa e é voltada aos estudos que visam determinar a carga de doenças crônicas em uma população e suas implicações para os serviços de saúde