Filtrar


Questões por página:
A reação 2HI(g) H2 (g) + I2 (g) foi estudada por inúmeros pesquisadores em diversas temperaturas e condições iniciais. Em um dos estudos, a reação foi conduzida em determinada temperatura constante e em vaso de 1,00 L, carregado inicialmente apenas com HI. Verificou-se que, no equilíbrio, apenas 20% do HI inicial se dissociaram. Com base nesses dados, foi possível calcular a constante de equilíbrio da reação. Assinale a opção que apresenta o valor correto da constante de equilíbrio Kc.
O ácido benzoico foi descoberto no século XVI e recebeu esse nome por ter sido extraído do benjoeiro. Em 1875, Salkowski verificou que esse ácido atua como fungicida e, desde então, o ácido benzoico vem sendo usado como germicida na preservação de alimentos e como adjuvante farmacológico anti-fúngico, normalmente em concentrações que variam entre 0,05 a 0,15%. Trata-se de um composto de fórmula molecular C7H6O2 (massa molar = 122 g.mol -1 ) pouco solúvel em água. Em uma solução aquosa, comporta-se como um ácido fraco, com pKa = 4. Uma solução aquosa de ácido benzoico em concentração 0,12% (m/v) apresenta pH aproximadamente igual a
Na determinação do teor de acidez de uma amostra de suco de laranja comercial,10,00 mL de amostra foram levados para erlenmeyer. Adicionou-se água destilada até completar cerca de 50 mL,3 gotas de fenolftaleína e titulou-se contra solução padrão de NaOH até mudança de coloração. Na titulação, foram gastos 3,90 mL de solução padrão 0,100 mol.L–1 . A acidez é expressa em termos do teor (porcentagem massa/volume) de ácido cítrico, cuja fórmula estrutural é apresentada a seguir. Assinale a opção que expressa a acidez da amostra. Dados. Massa molar. Ácido Cítrico: 192 g.mol –1 .
Para a determinação da pureza do sal sulfato de potássio,0,500 g de amostra foram tratadas com excesso de solução de cloreto de bário. O precipitado obtido foi lavado, seco e calcinado a 500ºC até peso constante. A massa final do precipitado foi 0,466 g. A pureza da amostra em termos de sulfato de potássio é de, aproximadamente, Dados: Massas molares (g.mol –1 ) K2SO4: 174; KCl: 74,5; BaSO4: 233

Solutos iônicos diferem enormemente em sua solubilidade na água. As regras de solubilidade são úteis para prever que precipitado será formado quando duas soluções são misturadas. Reações de precipitação podem ser representadas por equações iônicas líquidas. Os coeficientes na equação iônica líquida para uma reação de precipitação podem ser usados para relacionar o número de moles de reagentes e produtos. Titulações por precipitação são úteis para analisar um componente em uma mistura. Com relação à constante do produto da solubilidade Kps, calculamos:


I. A concentração de um íon na solução em equilíbrio com o sólido quando se conhece a concentração do outro íon.

II. Se haverá ou não formação de precipitado.

III. A solubilidade do sólido em água pura ou em uma solução contendo um íon comum.


Estão corretas as afirmativas