Filtrar


Questões por página:
Para entendermos como se dá o controle do pH sanguíneo devemos levar em conta que ele é influenciado pela taxa de gás carbônico (CO2) que, como sabemos é um óxido ácido. Os locais onde o gás carbônico do sangue é aumentado, como nos músculos, o pH é baixo, ou seja, esse é um microambiente mais ácido. Já nos alvéolos, nos quais há redução da concentração de gás carbônico, o pH é aumentado, sendo o microambiente alveolar mais alcalino que o muscular. O pH do sangue normalmente tem caráter básico, variando de 7,35 a 7,45, sendo o sangue venoso mais ácido que o arterial por conta da maior concentração de gás carbônico. A redução do pH sanguíneo para abaixo de 7,35 é chamada de acidose, enquanto a elevação para acima de 7,45 é uma alcalose. Ambos os processos (acidose e alcalose) são considerados anormais, apresentando várias causas para a sua ocorrência.
Adaptado. Sala BioQuímica: Controle (e descontrole) do pH sanguíneo (salabioquimica.blogspot.com). Acesso em 25 de Julho de 2021.
A seguir, temos as reações de conversão do gás carbônico (CO2) em bicarbonato (HCO3 - ).
CO2 (g) + H2O (l) ↔ H2CO3 (aq) H2CO3 (aq) ↔ HCO3 – (aq) + H+ (aq)
Elas são a base para entendermos o comportamento desse sistema tamponado do sangue nos dois ambientes diferentes: no tecido muscular e nos alvéolos. Assim, de acordo com as características do controle de pH do sistema sanguíneo, assinale a alternativa correta.

No que se refere aos ácidos e ao equilíbrio químico, julgue o próximo item.


Em meio aquoso, um ácido forte apresenta baixa tendência de transferir um próton a uma molécula de água, ou seja, a água apresenta baixa tendência de receber esse próton.

No que se refere aos ácidos e ao equilíbrio químico, julgue o próximo item.


Pela definição de Brønsted‐Lowry, um ácido é uma espécie que tem a tendência de perder ou doar um próton e uma base é uma espécie que apresenta a tendência de receber ou adicionar um próton.

No que se refere aos ácidos e ao equilíbrio químico, julgue o próximo item.


Pelo princípio de Le Chatelier, uma perturbação em um equilíbrio químico promove um deslocamento no sentido de aumentar a perturbação promovida.

No que se refere aos ácidos e ao equilíbrio químico, julgue o próximo item.


Como a água é um eletrólito forte, sua ionização pode ser representada por: 2 H2O → H3O+ + OH, sendo a constante de autoprotólise da água escrita por:

KW = [H3O+ ]−1 ∙ [OH] −1.