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O professor de Geografia solicitou que um dos alunos fosse ao quadro para resolver duas questões de escala.
• Questão 1: Em um mapa com escala 1:200.000 apresenta uma distância 20 cm entre os pontos A e B. Dessa forma, a correta distância entre os dois pontos na realidade é: Resolução 200.000 x 20 = 1 cm para cada 200.000 cm x 20 cm = 4.000.000 transformando para Km 400 km.
• Questão 2: As escalas abaixo podem ser classificadas como, respectivamente: Resolução a) numérica e b) gráfica.
Com base na análise dos exercícios de escala, assinale a alternativa correta.
Atente ao seguinte excerto: “A construção do conhecimento geográfico pressupõe a escolha de um corpo conceitual e metodológico [...]. Para isso, usa a Geografia conceitos-chave, como instrumentos capazes de realizar uma análise científica do espaço.”
Parâmetros Curriculares Nacionais, parte IV Ciências Humanas e suas Tecnologias. p.32. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/ arquivos/ pdf/cienciah.pdf
Relacione corretamente os conceitos-chave da geografia propostos pelos PNCs, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
1. Lugar
2. Território
3. Paisagem
4. Escala
5. Globalização
( ) Porção do espaço apropriável para a vida, que é vivido, reconhecido e cria identidade.
( ) Aborda os fenômenos decorrentes da implementação de novas tecnologias de comunicação e informação.
( ) Compreende o visível do arranjo espacial possuindo um caráter social, pois também é formada de movimentos impostos pelo homem.
( ) Espaço definido e delimitado por e a partir das relações de poder.
( ) Compreende não apenas a questão dimensional, mas também fenomenal, quando dedicada ao fenômeno espacial que se discute.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Sabendo-se a coordenada de um ponto localizado no centro do município de Curitiba (Latitude: 25,47º S e Longitude: 49,28º W.Gr.), identifique as coordenadas do centro dos demais municípios em destaque: