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Ao trabalhar as formações vegetacionais com os alunos do ensino médio torna-se necessário diferenciar termos e conceitos como bioma, ecossistema, domínios naturais e domínios morfoclimáticos. Com base nos conhecimentos sobre esses termos e conceitos, identifique-os.


I. Menos relacionado à escala ou área de abrangência, o conceito deve ser entendido como um sistema complexo de relações entre os fatores bióticos e abióticos; pode ser um lago, um rio ou parte dele, um oceano, uma floresta, um aquário ou mesmo um outro ambiente construído pelo ser humano, por exemplo, uma cidade.

II. O conceito diferencia-se de “formação vegetal” por incluir a fauna e os fatores abióticos como características do clima, solo e relevo – para identificar as unidades espaciais. Abrange áreas com dimensões superiores a um milhão de quilômetros quadrados que apresentam certa uniformidade de ambiente.

III. É essencial para o estudo das características naturais na perspectiva geográfica, pois permite analisar as transformações vegetais de forma integrada com os demais elementos naturais, como o relevo, o solo, o clima e os fluxos hidrológicos.

IV. Abrange extensas áreas subcontinentais, onde predominam determinadas características fitogeográficas, ou seja, de distribuição das formações vegetais, bem como de clima e relevo. Pode ser formado por distintos biomas, como ocorre no Cerrado brasileiro.


A sequência está correta em:

O professor de Geografia solicitou que um dos alunos fosse ao quadro para resolver duas questões de escala.


• Questão 1: Em um mapa com escala 1:200.000 apresenta uma distância 20 cm entre os pontos A e B. Dessa forma, a correta distância entre os dois pontos na realidade é: Resolução 200.000 x 20 = 1 cm para cada 200.000 cm x 20 cm = 4.000.000 transformando para Km 400 km.

• Questão 2: As escalas abaixo podem ser classificadas como, respectivamente: Resolução a) numérica e b) gráfica.


Com base na análise dos exercícios de escala, assinale a alternativa correta.

Atente ao seguinte excerto: “A construção do conhecimento geográfico pressupõe a escolha de um corpo conceitual e metodológico [...]. Para isso, usa a Geografia conceitos-chave, como instrumentos capazes de realizar uma análise científica do espaço.”

Parâmetros Curriculares Nacionais, parte IV Ciências Humanas e suas Tecnologias. p.32. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/ arquivos/ pdf/cienciah.pdf


Relacione corretamente os conceitos-chave da geografia propostos pelos PNCs, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.


1. Lugar

2. Território

3. Paisagem

4. Escala

5. Globalização


( ) Porção do espaço apropriável para a vida, que é vivido, reconhecido e cria identidade.

( ) Aborda os fenômenos decorrentes da implementação de novas tecnologias de comunicação e informação.

( ) Compreende o visível do arranjo espacial possuindo um caráter social, pois também é formada de movimentos impostos pelo homem.

( ) Espaço definido e delimitado por e a partir das relações de poder.

( ) Compreende não apenas a questão dimensional, mas também fenomenal, quando dedicada ao fenômeno espacial que se discute.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Um estudante precisa fazer um intercâmbio, embarca em uma viagem às 13:00 horas, do dia 23 de maio, de um ponto A (localizado a 30° O) com destino a B (localizado a 45° L). O tempo de voo é de 12 horas. Qual o dia e o horário de chegada do estudante ao ponto B?
Para a construção de uma base cartográfica na escala 1:50.000, foi definido que as seguintes feições da hidrografia deveriam ser mapeadas: lagos com área superior a 4 mm2, áreas sujeitas a inundação com área igual ou maior que 25 mm2 e rios com largura superior a 0,8 mm. Nesse caso, NÃO há necessidade de mapear: