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De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), as placas de sinalização que, salvo exceções, têm formato quadrado, cor de fundo amarela e informação na cor preta, são denominadas placas de:
O departamento nacional de estradas de rodagem (DNER) especifica em suas normas critérios para o projeto de rodovias. Avalie as proposições a seguir:
I. A classe de projeto mais pobre entre as rodovias rurais é a 0 (zero), correspondendo a projeto de rodovia em pista simples e sua adoção recomendada para os casos em que a demanda não ultrapasse 200 veículos por dia; II. Distância de visibilidade de parada é a distância que um veículo percorre, desde a percepção de um obstáculo, pelo motorista, até a parada total do veículo; III. Pista de rolamento (ou pista de trânsito) é o espaço dimensionado e destinado à passagem de um veículo por vez e a menor largura permitida para uma pista em projetos de rodovias novas é 2,50m.
Podemos afirmar que:
A partir de medições realizadas pelo serviço de topografia contratado para a obra de uma estrada, foi calculado um volume total de bota fora de 12 mil m3 de solo em estado natural. Sabemos que o empolamento médio do solo a ser removido é 0,20. Sabemos ainda que a empresa contratada para realizar o serviço tem uma frota de 10 caminhões e o ciclo operacional dos mesmos é de 15 m3 por hora, trabalhando em uma jornada de 8 horas por dia.
Nas condições apresentadas acima, podemos afirmar que:

Quando do estacionamento dos caminhões bomba e betoneira em determinada obra, o engenheiro da construtora responsável pela obra realizou alguns procedimentos para garantir que o concreto estivesse de acordo com o que fora encomendado à empresa fabricante e com o especificado no projeto. Ao iniciar os procedimentos, ele verificou que o lacre do caminhão betoneira não coincidia com o código da nota fiscal. Ainda assim, ele aceitou o lote porque as outras informações da nota estavam de acordo com as especificações de projeto. Em seguida, pediu para o condutor do caminhão betoneira, que estava ligado ao caminhão bomba, gerar um primeiro jato com uma pequena quantidade de concreto, para realizar o ensaio de abatimento (slump test).

O engenheiro solicitou ao ajudante que confeccionasse três corpos de prova que serviriam para testar a resistência do concreto em laboratório para a concretagem de pilares de um andar da edificação com volume correspondente a 9 m3 . Durante a concretagem da laje, para acelerar o adensamento do concreto, o encarregado colocou o vibrador de imersão em contato com as paredes das fôrmas e ferragens já concretadas.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item subsecutivo.

O engenheiro deveria ter devolvido o lote devido à incompatibilidade do lacre do caminhão e o código na nota fiscal, por questões de segurança.

Com relação a especificações de materiais utilizados na camada de base estabilizada granulometricamente, assinale a opção correta.