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No que se refere à engenharia portuária, julgue os itens que se seguem.
I O cais de paramento aberto possui uma cortina frontal que contém o terrapleno no tardoz, em que a plataforma alivia a cortina dos empuxos.
II Os cais podem ser contínuos ou descontínuos, em função do tipo de navio que devem tender, sendo os cais descontínuos destinados à atracação dos navios de carga geral.
III A mínima cota requerida para o nível do cais corresponde a uma combinação de preamar e ação de agitação de ondas, cujo período de retorno deve situar-se bem acima da recorrência anual.
IV As obras de acostagem são dimensionadas em função de fatores como a movimentação de cargas e passageiros, os tipos de equipamentos para movimentação, os impactos de atracação de embarcações, as ações de ventos, ondas, e correntes e os empuxos de terra e hidrostáticos.
Estão certos apenas os itens
Um canal externo de acesso de mão dupla deve ser projetado para o tráfego de navios graneleiros de uma hélice, transportadores de minério, carregados. O vento predominante de través com o canal é moderado e as ondas são de pequena altura em toda a extensão do canal. O tráfego é leve, a visibilidade é geralmente boa e os auxílios à navegação são excelentes. As tabelas de projeto apresentam os seguintes dados:
Nessa situação hipotética, se o valor de boca (B) for igual a 50 m, então a dimensão do canal do projeto corresponderá a
Considere os dados e a figura abaixo.
Dados: Representação esquemática do Diagrama de Massa entre os trechos A-1 e B-2
Área de 1: 32 cm2
Área de 2: 18 cm2 (área de transporte gratuito)
Área de 3: 16 cm2 (área de transporte gratuito)
Área de 4: 28 cm2
Escala horizontal: 1cm: 5 dam (decâmetro)
Escala vertical: 1cm: 100 m3
Custo do transporte: R$ 0,40/m3. dam (decâmetro)
Para um projeto de terraplenagem o custo total de transporte do trecho A-1 para o trecho B-2 em reais, é
Considerando a sobra de solo prevista, a cota final para a plataforma horizontal, em metros, é de