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Sobre terraplanagem, analise as afirmações:
I) A escavação é um processo empregado para romper a compacidade do solo em seu estado natural tornando possível o seu manuseio. II) O transporte é a movimentação de terra do local escavado para o local onde será depositado em definitivo e posterior retorno do equipamento descarregado. III) A raspagem é a execução do aterro propriamente dito, seguido da operação de adensamento do solo.
A principal distinção entre os pavimentos flexíveis e rígidos de uma estrada é:
O projeto geométrico de uma rodovia é composto, em planta, por diversos trechos retilíneos, conectados por curvas, que podem ser circulares ou de transição. Seguindo a ordem de estaqueamento da estrada, os pontos notáveis da curva de transição são denominados de:

A tabela a seguir mostra o movimento de terra ao longo do eixo de uma estrada:

Imagem associada para resolução da questão


Considera-se que 80% do material de corte pode ser reaproveitado para reaterros ao longo de qualquer um dos trechos da estrada. O empolamento do material escavado é de 30%, e o material reaproveitado assume o mesmo grau de compactação que no terreno original.

Com base nessas informações, o volume de material que deve ser levado para um bota-fora é de:

Para o dimensionamento de um pavimento flexível pelo método do DNER, os materiais do subleito devem apresentar uma expansão, medida no ensaio C.B.R.