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Concurso:
Prefeitura de Juiz de Fora - MG
Disciplina:
Engenharia Civil
Consiste na determinação da relação entre a pressão necessária para produzir uma penetração de um pistão em um corpo-de-prova de solo, e a pressão necessária para produzir a mesma penetração em uma brita padronizada”. O enunciado refere-se a qual ensaio relacionado à pavimentação?
Concurso:
Prefeitura de Juiz de Fora - MG
Disciplina:
Engenharia Civil
Em relação ao controle tecnológico de compactação e pavimentação, é correto afirmar que
Concurso:
Prefeitura de Juiz de Fora - MG
Disciplina:
Engenharia Civil
Segundo as Normas do DNER para a Classificação Funcional das Vias Urbanas, a rede viária urbana é dividida em sistemas específicos (DNER,1974). Sobre a Rede Viária Urbana e suas Vias, assinale a alternativa INCORRETA.
Concurso:
Universidade do Estado do Pará (UEPA)
Disciplina:
Engenharia Civil
Em uma obra de terraplenagem, o volume de escavação na região de corte é 1.252 m3 de solo, sendo que no projeto há necessidade de apenas 592 m3 de aterro compactado, devendo o excedente ser direcionado para o bota-fora. Considerando-se que a densidade do solo in natura é igual a 1.200 kg/m3, a densidade do solo no estado solto é 900 kg/m3 e que a densidade do solo compactado é igual a 1.900 kg/m3, a quantidade mínima de viagens de um caminhão basculante com 12 m³ de capacidade para transportar o solo excedente será de
A figura a seguir mostra o perfil do terreno e do greide de uma estrada, em metros, ao longo de um trecho entre as estacas 1 e 10, utilizando o estaqueamento padrão de 20m.
Sabe-se que a largura da estrada é constante e igual a 10m, e que não há inclinação lateral nem do terreno e nem da estrada ao longo desse trecho. Supondo que todo o material de corte pode ser aproveitado em aterro na própria estrada e desprezando os volumes de terra para execução dos taludes de corte e aterro, o movimento de terra nesse trecho resulta em:
Sabe-se que a largura da estrada é constante e igual a 10m, e que não há inclinação lateral nem do terreno e nem da estrada ao longo desse trecho. Supondo que todo o material de corte pode ser aproveitado em aterro na própria estrada e desprezando os volumes de terra para execução dos taludes de corte e aterro, o movimento de terra nesse trecho resulta em: