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No quadro abaixo, chamado “A Redenção de Cam” e pintado em 1895, o pintor espanhol radicado no Brasil, Modesto Brocos, retrata uma família brasileira em que a avó possui a pele escura, sua filha possui um tom de pele mais claro e seu neto é branco, filho de um homem também branco. Na tela todos parecem estar felizes, e a avó traz suas mãos elevadas ao céu. Imagem associada para resolução da questão

A imagem serviu de capa para um artigo apresentado por João Batista de Lacerda (1846- 1915) no Congresso Universal das Raças, realizado em Londres em 1911, e é considerado uma defesa do branqueamento da população negra brasileira, o que teria por consequência a
“Portanto, parece-nos razoável considerar ação afirmativa todo programa, público ou privado, que tem por objetivo conferir recursos ou direitos especiais para membros de um grupo social desfavorecido, com vistas a um bem coletivo. Etnia, raça, classe, ocupação, gênero, religião e castas são as categorias mais comuns em tais políticas. Os recursos e oportunidades distribuídos pela ação afirmativa incluem participação política, acesso à educação, admissão em instituições de ensino superior, serviços de saúde, emprego, oportunidades de negócios, bens materiais, redes de proteção social e reconhecimento cultural e histórico”.
(FERES JUNIOR, João et al. Ação afirmativa: conceito, história e debates. EdUERJ,2018.p.13).

A partir da conceituação apresentada acima podemos afirmar que são políticas de ação afirmativa em execução no Brasil:

Observe a imagem.


Gráfico 3

Chances Estimadas de Homens Brancos e Negros se Tornarem

Profissionais ou Administradores ao Invés de Trabalhadores Rurais

por Anos de Escolaridade

(Modelo 2 – Tabela 4), Brasil 1996

Imagem associada para resolução da questão


Anos de Escolaridade

Fonte: Elaboração do autor a partir dos modelos estimados com base nos

dados da PNAD 91996).


(RIBEIRO, Carlos Antonio Costa. Classe, raça e mobilidade social

no Brasil. Dados, v.49, p.833-873,2006).


No gráfico acima o sociólogo Carlos Antonio da Costa Ribeiro apresenta os resultados de sua pesquisa sobre Classe, Raça e Mobilidade Social no Brasil. A partir da análise do gráfico observe as afirmações a seguir:


I Ainda que com os mesmos anos de escolaridade, homens brancos têm maiores chances de tornarem-se profissionais ou administradores que homens negros.

II Considerando a diferença de chances para homens brancos e negros tornarem-se profissionais ou administradores ao final da trajetória escolar indica que o racismo estrutural possui grande peso na explicação do fenômeno.

III A comprovação de que homens negros e brancos podem alcançar o mesmo número de anos de escolaridade demonstra que o problema do racismo no Brasil não está relacionado a questões estruturais, e sim ao preconceito racial.


Sobre as afirmativas acima, apenas


Lélia Gonzales diferencia o racismo experimentado nos Estados Unidos da América, de colonização anglo-saxã, do experimentado na América Latina, de colonização ibérica. Para ela o primeiro seria um racismo por segregação, enquanto segundo se daria por denegação. Como consequência, enquanto lá a identidade negra foi reforçada, por aqui o mito da democracia racial imperou durante séculos, podendo ainda ser visto em diversas situações contemporâneas. Esta diferença ocorre, nos termos da autora, porque
"O conjunto de crenças e sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade forma um sistema determinado que tem sua própria vida; pode-se chamá-lo de consciência coletiva ou comum. (...) Com efeito, ela independe das condições particulares em que se encontram os indivíduos; estes passam e ela permanece”. (DURKHEIM, Da Divisão do Trabalho Social. São Paulo : Ática,1978, p.74).
Para o Sociólogo francês Émile Durkheim, existiriam dois tipos de consciência: a individual, marcada pelo que possuímos de pessoal e particular e a coletiva, que representaria a sociedade e que manifestaria a coletividade a qual pertencemos. O conceito de consciência coletiva vincula-se, assim, a um tema que ocupou grande espaço nas preocupações teóricas de Émile Durkheim, a coesão social e esta, por conseguinte, ao tema da divisão do trabalho e das solidariedades. Tendo em vista as categorias consciência coletiva, coesão social e solidariedade, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Para Durkheim, quanto mais consolidada for a consciência coletiva, maior será a coesão social de um grupo, uma vez que as várias consciências particulares estarão em consonância com um tipo comum.
( ) A divisão do trabalho, ao corroborar com o processo de individuação dos indivíduos, é responsável por operar uma desintegração nas sociedades caracterizadas pela solidariedade orgânica.
( ) O sentimento de pertencimento e a reduzida divisão do trabalho estão no cerne das sociedades caracterizadas pela solidariedade mecânica, sendo essas coletividades mais coesas e harmônicas.
( ) A solidariedade mecânica está relacionada a fragilidade da consciência coletiva, ou seja, quanto menor for a consciência coletiva menor será a solidariedade mecânica.
( ) As sociedades caracterizadas pela solidariedade orgânica há a prevalência da consciência individual e um aumento da divisão do trabalho, culminando em uma maior interdependência entre os indivíduos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.