Observe a imagem.
Gráfico 3
Chances Estimadas de Homens Brancos e Negros se Tornarem
Profissionais ou Administradores ao Invés de Trabalhadores Rurais
por Anos de Escolaridade
(Modelo 2 – Tabela 4), Brasil 1996
Anos de Escolaridade
Fonte: Elaboração do autor a partir dos modelos estimados com base nos
dados da PNAD 91996).
(RIBEIRO, Carlos Antonio Costa. Classe, raça e mobilidade social
no Brasil. Dados, v.49, p.833-873,2006).
No gráfico acima o sociólogo Carlos Antonio da Costa Ribeiro apresenta os resultados de sua pesquisa sobre Classe, Raça e Mobilidade Social no Brasil. A partir da análise do gráfico observe as afirmações a seguir:
I Ainda que com os mesmos anos de escolaridade, homens brancos têm maiores chances de tornarem-se profissionais ou administradores que homens negros.
II Considerando a diferença de chances para homens brancos e negros tornarem-se profissionais ou administradores ao final da trajetória escolar indica que o racismo estrutural possui grande peso na explicação do fenômeno.
III A comprovação de que homens negros e brancos podem alcançar o mesmo número de anos de escolaridade demonstra que o problema do racismo no Brasil não está relacionado a questões estruturais, e sim ao preconceito racial.
Sobre as afirmativas acima, apenas