Filtrar


Questões por página:

Avalie as afirmativas abaixo, adotando como referência o trabalho de Fávero (2013, p.2), intitulado “Instruções sociais de processos, sentenças e decisões”.

I. A construção do conhecimento na área do Serviço Social acerca de uma situação processual acontece geralmente por meio do estudo social.

II. No âmbito judiciário não é necessário ao Assistente Social ter clareza de qual é seu objeto de intervenção, já que quem determina isso é o juiz.

III. No meio Judiciário, o estudo social, com a finalidade de oferecer elementos para a decisão judicial, pode ser denominado perícia social.

IV. A perícia social pode ser registrada por meio de alguns documentos, entre eles, a informação técnica, o relatório, o laudo e o parecer.

Estão em conformidade com o pensamento de Fávero (2013, p.2) as afirmativas:

Com relação à atuação do assistente social em visitas domiciliares e institucionais, julgue o item a seguir.

As visitas domiciliares, os estudos socioeconômicos para a concessão de benefício, os relatórios sociais e a triagem social são considerados atividades historicamente assumidas por assistentes sociais.

No que se refere a estudo, perícia, relatório, laudo e parecer social, julgue o item subsequente.

A perícia social realizada pelo assistente social se converte em instrumento de poder, uma vez que pode compor autos judiciários e contribuir para esclarecer os fatos acerca do objeto que é analisado por esses autos.

No que se refere a estudo, perícia, relatório, laudo e parecer social, julgue o item subsequente.

O estudo social expresso em relatórios ou laudos sociais deve ser elaborado com base na situação e na história do usuário, de forma que se focalize a intervenção sobre o indivíduo.

No que se refere a estudo, perícia, relatório, laudo e parecer social, julgue o item subsequente.

A perícia é um exame de caráter técnico e especializado, ao passo que o laudo é um documento no qual os estudos e as conclusões periciais são registrados de maneira fundamentada.