Filtrar


Questões por página:

No que se refere ao afastamento da criança ou adolescente do convívio familiar, sabe-se que um dos instrumentos que irá fundamentar a decisão deste afastamento é o Estudo Diagnóstico. Nesse sentido, pode-se afirmar que tal estudo deve contemplar, dentre outros, os seguintes aspectos.


I – Se a família depende desta criança ou adolescente para receber algum tipo de benefício socioassistencial; ouvir os vizinhos para descobrir se há ou não histórico de maus tratos.

II – Grau de risco e desproteção ao qual a criança ou adolescente estará exposto em caso de não afastamento do ambiente familiar; histórico familiar, se há padrões transgeracionais de relacionamento com abuso e violações de direitos.

III – recursos financeiros disponíveis na família de origem; e permanência da criança ou adolescente em local o mais próximo possível de sua residência, a fim de manter amigos e escola.

No que se refere ao Projeto Ético-Político do Assistente Social, pode-se afirmar que o estudo de caso tem a finalidade de:
No intuito de possuir um registro organizado dos relatórios de entrevistas, de visitas, fichas sociais e outros documentos relevantes de cada usuário, o profissional de Assistência Social deverá propor sua sistematização de forma individualizada, através de:
Como se sabe, a elaboração de parecer social deve basear-se na observação e na realização do estudo socioeconômico. Nesse sentido, pode-se afirmar que a emissão de referido parecer supõe que:

Como se sabe, o estudo social, realizado em diferentes espaços profissionais, está vinculado ao acesso aos direitos sociais. No que se refere a esse instrumento de trabalho profissional, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – Substitui a perícia social no caso de arbítrio de diligências e situações de conflito entre indivíduos.

II – É realizado especificamente no campo material e financeiro, em face de seu caráter averiguador.

III – Assume finalidades e características que estão condicionadas às particularidades dos espaços sociocupacionais.