Filtrar


Questões por página:
A garantia de padrão de qualidade, com pleno acesso, inclusão e permanência dos sujeitos das aprendizagens na escola e seu sucesso, com redução da evasão, da retenção e da distorção de idade/ano/série, resulta na qualidade social da educação, que é uma conquista coletiva de todos os sujeitos do processo educativo.
(Art.8º, resolução 04/2010: Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica)
Nesse sentido, a escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento aos seguintes requisitos, entre outros, à exceção de um, que está errado. Assinale-o.
Por conta da pandemia de Covid-19, os números de evasão escolar cresceram no Brasil, o que significa que diversos jovens deixaram de frequentar a escola apesar de sua obrigatoriedade. No País, a educação básica obrigatória e gratuita envolve:
De acordo com Sandra Bozza (2011, p.53), “aprovar o aluno sem o saber necessário representa o mesmo crime social cometido com a reprovação”. Entendendo, então, que a intencionalidade da avaliação não deve ser emitir uma sentença para o aluno – aprovado ou reprovado –, necessário é reconhecer que o processo avaliativo, quando convenientemente planejado, tem um impacto muito relevante, porque:
Imagem associada para resolução da questão


O gráfico acima fornece alguns dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios Contínua (PNAD 2022). Acerca de aspectos diversos relativos a acesso, permanência, sucesso e evasão escolar, assinale a opção correta, considerando os dados do gráfico apresentado.
O direito à educação constitui grande desafio para a escola, requer mais do que o acesso à educação escolar, pois determina gratuidade na escola pública, obrigatoriedade da Pré-Escola ao Ensino Médio, permanência e sucesso, com superação da