Filtrar


Questões por página:
Ao analisar a história da vida na Terra conclui-se que houve procariotos anaeróbios que se originaram, proliferaram e declinaram quando mudou a concentração de oxigênio na atmosfera. Também se infere que os anfíbios, originaram-se dos primeiros tetrápodes que ganharam os continentes saindo do mar, dominando o ambiente terrestre até serem depostos por outros tetrápodes, como dinossauros. Por fim, mais recentemente, temos os mamíferos como vertebrados terrestres dominantes. Ao considerarmos estes eventos com mais detalhes é CORRETO afirmar que apogeu e queda destes organismos estão relacionados com as taxas de especiação e de extinção, que são influenciadas por processos em grande escala, como radiação adaptativa.

Sobre este contexto afirma-se que:

I- Houve processo evolutivo, em que uma espécie se dividiu em duas ou mais.
II- Ocorreram períodos de mudança evolutiva nos quais os grupos de organismos formaram várias espécies novas, cujas adaptações lhes permitiram preencher papeis ecológicos ou de nichos nas suas comunidades.
III- Houve organismos com rota catabólica, na qual moléculas inorgânicas, com exceção do oxigênio, recebem elétrons no final das cadeias de transporte de elétrons.

É CORRETO o que se afirma em:

O design inteligente supõe que existem estruturas biológicas que possuem complexidade irredutível, que é a ideia de que certos sistemas biológicos não podem ter evoluído de sistemas mais simples por meio de seleção natural. E, partindo desta suposição, conclui a existência de um misterioso 'designer' . [...] Quando confrontados com o fato de que a grande maioria das evidências atuais apontam para o processo evolutivo, os defensores do design inteligente contra-argumentam que basta uma prova para desbancar uma teoria.

Fonte: (Adaptado) FONSECA, C.R. Na contramão do pensamento científico. Ciência Hoje, CH358,2019.


A partir deste contexto, analise as proposições a seguir:


I- Cabe a docentes de ciências refutar a ideia do design inteligente a partir de explicações que indiquem que não há evidências de design complexidade irredutível, como por exemplo, os olhos complexos, que evoluíram de forma independente em moluscos e em humanos.


II- Em uma abordagem moderna, deve-se considerar a ideia do design inteligente como uma teoria alternativa para explicação da design diversidade biológica, que, tal como a teoria criacionista, também utiliza a ideia de um criador para explicar o surgimento das peculiaridades das espécies.


III- Uma vez que há evidências que apontam para ideias convergentes tanto com a teoria evolutiva como com a do design inteligente, podemos dizer que elas são concorrentes para a explicação das estruturas biológicas.


É CORRETO o que se afirma em:

A teoria da evolução é amplamente aceita na comunidade científica e é um princípio fundamental da biologia moderna, pois a evolução é um processo:
Os membros anteriores dos vertebrados apresentam a mesma origem embrionária e desempenham ou não a mesma função. Logo, é correto afirmar que se trata de
A evolução é um processo biológico sustentado por uma quantidade expressiva de evidências científicas. Algumas delas, inclusive, são observações diretas de mudança evolutiva. A seleção natural pode atuar inclusive em resposta a espécies introduzidas, como no caso a seguir: “Os percevejos-do-saboeiro se alimentam de forma mais eficaz quando o comprimento do seu bico alcança o local onde as sementes se encontram dentro da fruta. A fruta da árvore-da-chuvadourada consiste em três lóbulos chatos, e suas sementes estão bem mais próximas à superfície da fruta do que as sementes das frutas redondas e rechonchudas do balãozinho nativo”

Imagem associada para resolução da questão
Fonte original: CARROLL, S.P.; BOYD, C. Host race radiation in the soapberry bug: natural history with the history. Evolution 46: 1052-1069 (1992). Figura adaptada de Reece et al. (2015).
Na figura acima, que apresenta o principal resultado desse estudo de Carroll e Boyd (1992), em A, vemos a interação com a árvore-da-chuva-dourada (Koelreuteria elegans), espécie introduzida da Ásia; em B, a interação com uma planta nativa, o balãozinho (Cardiospermum corindum). Os pesquisadores também compararam as medidas com as de espécimes em museus coletadas nas duas áreas antes da introdução da árvore-da-chuva-dourada (média do comprimento dos bicos indicada pelas setas). Com base nessas informações e nos conhecimentos sobre evolução biológica, notadamente mecanismos evolutivos e evidências da evolução, analise cada afirmação a seguir:

I. Segundo o estudo, é possível predizer que, em populações que se alimentam na árvore-da-chuva-dourada (A), a evolução por deriva genética resultaria em bicos mais curtos do que aqueles em populações que se alimentam do balãozinho (B).
II. Os espécimes de museu e os dados do estudo sugerem que a alteração no tamanho da fonte de alimento do percevejo-do-saboeiro pode resultar na evolução por seleção natural para adaptação do tamanho do bico.
III. O estudo representa um exemplo de oportunidade de testar o que ocorre, em termos evolutivos, quando os herbívoros trocam para uma nova fonte de alimento com características diferentes das que estão habituados em condições naturais.
IV. Sabendo-se que dados históricos mostram que a árvore-da-chuva-dourada chegou à Flórida Central apenas 35 anos antes dos estudos científicos terem iniciado, os resultados demonstram que a seleção natural pode conduzir processos de evolução bastante lentos em uma população selvagem.
V. Outro exemplo de seleção natural em curso que afeta a espécie humana é a evolução de patógenos resistentes a medicamentos; pois cepas resistentes de bactérias e vírus podem se reproduzir de forma acelerada.

Assinale a alternativa que contém as afirmações CORRETAS.