Ao analisar a história da vida na Terra conclui-se que houve procariotos anaeróbios que se originaram, proliferaram e declinaram quando mudou a concentração de oxigênio na atmosfera. Também se infere que os anfíbios, originaram-se dos primeiros tetrápodes que ganharam os continentes saindo do mar, dominando o ambiente terrestre até serem depostos por outros tetrápodes, como dinossauros. Por fim, mais recentemente, temos os mamíferos como vertebrados terrestres dominantes. Ao considerarmos estes eventos com mais detalhes é CORRETO afirmar que apogeu e queda destes organismos estão relacionados com as taxas de especiação e de extinção, que são influenciadas por processos em grande escala, como radiação adaptativa.

Sobre este contexto afirma-se que:

I- Houve processo evolutivo, em que uma espécie se dividiu em duas ou mais.
II- Ocorreram períodos de mudança evolutiva nos quais os grupos de organismos formaram várias espécies novas, cujas adaptações lhes permitiram preencher papeis ecológicos ou de nichos nas suas comunidades.
III- Houve organismos com rota catabólica, na qual moléculas inorgânicas, com exceção do oxigênio, recebem elétrons no final das cadeias de transporte de elétrons.

É CORRETO o que se afirma em: