Filtrar


Questões por página:
Sobre as principais teorias que tratam da origem da vida, analise a imagem e assinale a afirmativa correta.
Imagem associada para resolução da questão
Jean-Baptiste Lamarck foi um naturalista francês autor do livro Philosophie Zoologique, publicado em 1809. Em seu trabalho, Lamarck argumentou que as espécies mudam ao longo do tempo e se transformam em outras espécies. O modo pelo qual ele imaginava as espécies diferia fundamentalmente das ideias de Darwin e do conceito moderno. Sobre as premissas de Lamarck, analise as afirmativas a seguir.
I. Lamarck supunha que as linhagens de espécies persistiam indefinidamente, mudando de uma forma para outra; no seu sistema, as linhagens não se ramificavam nem se extinguiam. II. Para Lamarck existia uma “força interna” – algum tipo de mecanismo desconhecido no interior do organismo que o levava a produzir uma prole levemente diferente de si próprio. O acúmulo de mudanças ao longo de gerações levaria a uma linhagem visivelmente transformada originando, talvez, uma nova espécie. III. À medida que um organismo se desenvolve, ele adquire muitos caracteres individuais devido à sua história particular. Lamarck sugeriu que uma espécie poderia ser transformada se essas modificações adquiridas individualmente fossem herdadas pela progênie do indivíduo.
Está correto o que se afirma em
Ao ler o poema épico Ilíada, cuja autoria é atribuída a Homero, o médico Francesco Redi se perguntou por que Aquiles teme que o corpo de Pátrocles se torne presa de moscas. De fato, no século XVII, muitos questionaram a origem dos seres vermiformes sempre vistos em cadáveres de pessoas e de animais em decomposição. A imagem representa um dos primeiros experimentos científicos sobre a origem dos seres vivos, proposto por Redi.
Imagem associada para resolução da questão

Considerando a imagem e as teorias da Abiogênese e Biogênese, assinale a afirmativa correta.
Admitia a existência de uma base física da hereditariedade no sêmen produzido pelos pais. Propôs que tanto o pai quanto a mãe eram responsáveis pela liberação de material hereditário para as novas gerações, pela mistura de sangues (purificado) e sangue menstrual feminino. Além disso, sua teoria sustentava que a contribuição do macho e da fêmea eram diferentes. O sêmen do macho fornece o princípio gerador da forma (eidos), enquanto o sangue menstrual (catamenia) da fêmea é a substância informe a ser moldada pelo sêmen. Ainda, seu postulado aborda a existência de uma luta, como competição, entre as substâncias seminais do macho e da fêmea. Quando predominava o material masculino, nasceria um menino.
(Jane Beatriz Kruk,2009.)
A descrição fornecida se refere à seguinte teoria:

Sobre as ideias evolucionistas, analise as afirmativas a seguir.
I. Todos os organismos descendem, com modificações, de ancestrais comuns. II. As características que os indivíduos adquirem em sua vida são passadas aos descendentes. III. A seleção natural atua sobre as variações individuais, favorecendo as mais aptas. IV. O uso de determinadas partes do corpo faz com que elas se desenvolvam e o desuso faz com que elas se atrofiem.
Descrevem as ideias de Lamarck apenas o que se afirma em