Filtrar


Questões por página:

“Assim como os animais, as plantas também tiveram dificuldades para se fixar em terra firme. Os desafios eram muitos e as plantas precisavam enfrentar problemas, tais como: dessecação, trocas gasosas na atmosfera, sustentar-se fora da água e reprodução. Esses problemas foram os mesmos enfrentados pelos animais ao tentarem conquistar esse novo ambiente.”

Disponível em:<http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/plantas-meio-terrestre.htm> . Acesso em: 9 abr.2018.


São processos que permitiram essa adaptação, exceto:

Ao longo dos tempos novas espécies têm surgido enquanto outras se têm extinguido. Isto nos faz pensar como se formam as novas espécies, ou seja, como se multiplicam as espécies. Este fenômeno de multiplicação de espécies é designado por especiação. Antes de se perceber como se formam as espécies, é necessário compreender o que é uma espécie, do ponto de vista biológico.

A especiação do Homo sapiens tem pouca chance de ocorrer, considerando-se a atual condição da espécie humana.

Sobre tal enunciado, analise as afirmativas abaixo e assinale a afirmação que melhor sustenta essa hipótese.

Analise a seguinte situação:


• Fato I: certa espécie de pássaro apresenta bico bastante longo.

• Fato II: essa espécie se alimenta do néctar existente na base de certas flores de corola longa, afunilada.


A frase que está construída pela ótica darwinista, a partir dos fatos descritos anteriormente, pode ser identificada por:

Quando estudamos os processos evolutivos e encontramos organismos de origens diferentes apresentando semelhança de forma ou de comportamento. Assinale a alternativa que apresenta o nome desse processo.
O aumento demográfico é contido pela doença e pela Guerra. Ainda assim, a fecundidade cedo ou tarde multiplica o número de indivíduos até o máximo permitido pelos meios de subsistência. Atingido o limite, a fome se encarrega de frear a progressão. Estes são os princípios da “luta pela existência” proposto por: