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Dentro do tema Psicopatologias, sobre as alterações qualitativas da consciência, relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


1. Estados crepusculares.

2. Dissociação da consciência.

3. Estado hipnótico.

4. Transe.


( ) É um estado de consciência reduzida e estreitada e de atenção concentrada, que pode ser induzido por outra pessoa. Nesse estado, podem ser lembradas cenas e fatos esquecidos e podem ser induzidos fenômenos como anestesia, paralisias, rigidez muscular, alterações vasomotoras

( ) Estado de dissociação da consciência que se assemelha a sonhar acordado, diferindo disso, porém, pela presença de atividade motora automática e estereotipada acompanhada de suspensão parcial dos movimentos voluntários.

( ) Tal expressão designa a fragmentação ou a divisão do campo da consciência, ocorrendo perda da unidade psíquica comum do ser humano. Ocorre com certa frequência nos quadros histéricos.

( ) Há um estreitamento transitório do campo da consciência, um afunilamento (que se restringe a um círculo de ideias, sentimentos ou representações de importância particular para o sujeito acometido), com a conservação de uma atividade psicomotora global mais ou menos coordenada, permitindo a ocorrência dos chamados atos automáticos.

Com base na obra de Paulo Dalgalarrondo, Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais, considerando as características dos atos e rituais compulsivos, analise as assertivas e assinale a alternativa correta. I. Há uma vivência de desconforto subjetivo por parte do indivíduo que realiza o ato compulsivo. II. São egodistônicos, experenciados como indesejáveis, contrários aos valores morais e anseios do paciente. III. Há uma tentativa de resistir ou adiar a realização do ato compulsivo; há uma luta entre a compulsão e a vontade do indivíduo. IV. São realizados sem fase prévia de deliberação e decisão.
É uma alteração patológica da memória, onde o indivíduo não consegue mais fixar elementos mnêmicos a partir do evento que causou o dano cerebral. Essa característica se aplica a
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os tipos de memória, classificados segundo a estrutura cerebral envolvida, às suas descrições.
Coluna 1
1. Memória de trabalho.
2. Memória episódica.
3. Memória semântica.
4. Memória de procedimentos.
Coluna 2
( ) Esse tipo de memória se refere a aprendizado, conservação e utilização de algo que pode ser designado como o arquivo geral de conceitos e conhecimentos factuais do indivíduo.
( ) É a combinação de habilidades de atenção e memória imediata. Assim, esse tipo de memória diz respeito a um amplo conjunto de habilidades que permite manter e manipular informações novas (acessando-as face às antigas).
( ) Trata-se de um tipo de memória automática, geralmente não consciente.
( ) Corresponde a eventos concretos, comumente autobiográficos, bem circunscritos em determinado momento e local. Refere-se, assim, à recordação consciente de fatos reais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
De acordo com Sara Pain (1985) podemos entender a patologia da aprendizagem em um sentido amplo e estrito. A autora afirma em um “sentido estrito” como um problema clínico, tal como se apresenta no consultório e na escola. Supõe um desvio mais ou menos acentuado do quadro normal, mais aceitável, e que responde às expectativas relativas a um sujeito que aprende. São considerados fatores fundamentais que precisam ser levados em consideração no diagnóstico de um problema de aprendizagem: