Filtrar


Questões por página:
A seleção de medicamentos deve ser um processo dinâmico, contínuo, multidisciplinar e participativo.A adesão à lista final depende, em muito, de seu processo de elaboração. Os profissionais da equipe de saúde, principalmente os prescritores e enfermeiros, devem ser incentivados a participar desse processo.

Assinale a alternativa que apresenta uma estratégia largamente adotada para possibilitar a participação desses atores.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), no documento sobre estratégias farmacêuticas para os países no período de 2004 a 2007, estabelece que um dos resultados esperados para o uso racional de medicamentos pelos profissionais de saúde e consumidores é a implantação das Comissões de Farmácia e Terapêutica em nível institucional, local e nacional.

Assinale o item que apresenta um indicador capaz de mensurar a qualidade da seleção de medicamentos em hospitais.
A seleção de medicamentos é a base estrutural da Assistência Farmacêutica Hospitalar. A qualidade das demais atividades depende, em muito, dos critérios adotados durante essa etapa.

Devem ser considerados, em ordem de importância para o uso racional de medicamentos, os seguintes critérios:
Um levantamento realizado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo e pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo, noticiado no dia 13 de abril de 2009, constatou que 118 dos 158 hospitais visitados entre outubro de 2007 e janeiro de 2008 apresentavam dificuldades no controle da infecção hospitalar. As unidades receberam o prazo de até 90 dias para se adequarem às exigências previstas na Lei nº 9.431, de 6 de janeiro de 1997, e na Portaria do Ministério da Saúde nº 2616, de 12 de maio de 1998.

Segundo a Portaria nº 2616, cabe ao serviço de farmácia hospitalar

A maioria das mortes no período neonatal ocorre com recém-nascidos de muito baixo peso. Um estudo realizado no Rio de Janeiro com uma população de 487 recém-nascidos, publicado em 2005, indica o uso de corticosteroide antenatal e de nutrição parenteral total como fatores associados à diminuição do risco. Pode-se afirmar, sobre esse tema, que