Filtrar


Questões por página:
Em relação aos fármacos antituberculosos de segunda linha, assinale a alternativa correta que é administrada por via intramuscular. Os efeitos adversos incluem danos nos rins e no nervo vestibulococlear.
A um fármaco que inibe a fusão do HIV com a célula hospedeira, e em geral, é administrado por meio de injeção subcutânea, em combinação com outros, para o tratamento de infecções causadas pelo HIV quando a resistência se torna um problema ou quando o paciente se mostra intolerante a algum outro fármaco antirretroviral, é correto afirmar que esse fármaco é o: (Fonte: Ritter, James M. Rang & Dale Farmacologia. (9th edição). Grupo GEN,2020.)

Julgue o item subsequente.


Em razão de sua semelhança estrutural com o grupo terminal D-alanil-D-alanina das unidades do peptidoglicano nascente da parede celular bacteriana, os antibióticos ionóforos inibem a transpeptidase mediante ligação covalente. Como resultado, o polímero linear não é transformado em polímero cruzado e não se forma a parede celular bacteriana.

Julgue o item subsequente.


Gliconato de clorexidina é um antisséptico que age por rompimento de membranas citoplasmáticas, precipitando conteúdos celulares. Tem melhor atividade contra bactérias gram-positivas, menor atividade contra bactérias gram-negativas e fungos e mínima atividade contra o bacilo da tuberculose. Não é esporicida. Apresenta excelente ação residual, especialmente em adição com álcool.

Julgue o item subsequente.


O metronidazol, ciprofloxacino e claritromicina são os antibióticos utilizados no tratamento coadjuvante aos outros fármacos usados na Doença Inflamatória Intestinal e na profilaxia das recidivas pós-operatórias da doença de Crohn.