Filtrar


Questões por página:
Uma das atribuições clínicas do farmacêutico é a prescrição de medicamentos cujos grupos e indicações terapêuticas podem ser dispensados sem prescrição médica. De acordo com essa concepção, não é admissível a prescrição farmacêutica de medicamentos
Tendo em mente o Uso Racional de Antimicrobianos aplicado à clínica e terapêutica, considera-se o uso de antibióticos bactericidas, notadamente importante em:
“Em um estudo que analisou o efeito do manitol na farmacocinética (PK) da amicacina, ratos adultos Wistar foram tratados da seguinte maneira: o grupo 1 (G1) recebeu manitol; o grupo 2 (G2) se administrou manitol e 10 mg/kg de amicacina ao mesmo tempo, e finalmente o grupo 3 (G3) recebeu somente amicacina. Posteriormente se realizou o estudo de PK nos três grupos; para isso foram retiradas amostras de sangue, em tempos pré- determinados, durante 24 horas e analisadas por métodos imunoenzimáticos. Os resultados mostraram diferenças significativas (p < 0.05) entre os grupos. Exemplo disso são os valores obtidos de concentração máxima (Cmax), correspondentes a 62.26 ± 15.75 mg/ml para G1,72.63 ± 24.80 mg/ml para G2 e 68.61 ± 27.40 mg/ml para o Grupo 3; além da área sob a curva (AUC), sendo a maior para G2, com,222.52 ± 47.30 mg/ml/h, e a menor para G1, com um valor de 135.59 ± 39.00 mg/ml/h.” Nesse contexto a Área sob a Curva (AUc é importante, por ser um parâmetro farmacocinético que:
O medicamento norepinefrina (bitartarato) injetável pode ter sua estabilidade afetada quando diluído em solução fisiológica 0,9% antes mesmo da sua administração intravenosa no paciente. Este evento classifica-se como:

Considerando a Portaria MS n.4283/2010, que aprova as diretrizes e estratégias para organização, fortalecimento e aprimoramento das ações e serviços de farmácia no âmbito dos hospitais, avalie as afirmações a seguir:


I - No contexto da segurança, a avaliação farmacêutica das prescrições deve priorizar aquelas que contenham antimicrobianos e medicamentos potencialmente perigosos, observando concentração, viabilidade, compatibilidade físico-química e farmacológica dos componentes, dose, dosagem, forma farmacêutica, via e horários de administração, podendo ser realizada antes ou após a dispensação.

II - A manipulação magistral e oficinal permite a personalização da terapêutica, utilização de sistemas seguros de dispensação de medicamentos (individual ou unitário), a racionalização de custos, sendo recomendada, sempre que necessária a sua utilização em hospitais, em sintonia com os dispositivos legais que regulam a matéria.

III - A atividade do farmacêutico no cuidado ao paciente pressupõe o acesso a ele e seus familiares, ao prontuário, resultados de exames e demais informações, incluindo o diálogo com a equipe que assiste o paciente.

IV - A manipulação de antineoplásicos realizada em hospitais requer a análise das prescrições previamente à manipulação, a verificação do disposto nos protocolos clínicos, e a observação das doses máximas diárias e cumulativas, com foco no uso seguro pelo paciente e no custo do tratamento.


Estão CORRETAS as assertivas: