Filtrar


Questões por página:
A constipação intestinal crônica é problema comum em diversas populações e, apesar de diferentes definições, corresponde à dificuldade evacuatória com frequência de jeções inferior a três vezes por semana. Dentre as causas, as mais comuns são a quantidade insuficiente de fibras na dieta e falta de atividade física. Considerando ser essa uma queixa comum nas consultas em nutrição, algumas estratégias nutricionais podem contribuir para a correção do problema. Assinale a alternativa correta que apresenta as estratégias nutricionais que contribuem no tratamento da constipação intestinal crônica.

As fibras são necessárias para a manutenção das funções normais do trato gastrintestinal. As fontes de fibras variam na estrutura química, nas suas propriedades fisiológicas e na composição da matriz que contém a fibra nos alimentos. Leia as afirmativas com atenção e marque com V as verdadeiras e com F as falsas.

I. ( ) A inulina, FOS e GOS têm função prebiótica e estimulam o crescimento de bifidobacterias e lactobacilos.

II. ( ) Os carboidratos prebióticos produzem ácidos graxos de cadeia curta (AGCC).

III. ( ) O cólon proximal age principalmente como uma câmara de fermentação e de absorção, já o cólon distal é um órgão de armazenamento e de absorção.

IV. ( ) Os AGCC são a principal fonte de energia da mucosa no cólon, estimulando a proliferação celular da mucosa.

Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta.