Filtrar


Questões por página:
Na avaliação das paraplegias, ao exame físico podem-se determinar áreas com sensibilidade e motricidade preservada, devendo-se pesquisar a função motora e sensitiva em músculos-chave conforme o segmento acometido.
Relacione as colunas abaixo quanto ao segmento vertebral (Coluna 1) e músculo-chave (Coluna 2).

Coluna 1 Segmento Vertebral
1. L2 2. L3 3. L4 4. L5 5. S1
Coluna 2 Músculo-Chave
( ) Quadríceps. ( ) Extensor longo do hálux. ( ) Iliopsoas. ( ) Tibial anterior. ( ) Tríceps sural.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
A respeito do padrão patológico flexor de membro superior, comumente encontrado no hemiplégico, apresenta-se com:
1. retração e adução e rotação interna de ombro. 2. retração e abdução e rotação interna de ombro. 3. flexão de cotovelo, pronação de antebraço. 4. flexão de punhos e dedos e adução de polegar. 5. oponência de polegar.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Ao avaliar-se um paciente que apresenta rigidez caracterizada pela hipertonia plástica, traduzida no exame físico pela roda denteada, podemos observar lesão no:
De acordo com a terminologia adotada na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), no momento da avaliação ao escolher um qualificador comum com escala negativa para indicar a extensão ou a magnitude de uma deficiência completa, o percentual utilizado para tal é de:
No uso da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), quando categorizamos as Funções do Corpo no momento da avaliação, o capítulo 4 trata da classificação das funções dos sistemas cardiovascular, hematológico, imunológico e respiratório, e especificamente a categoria b455 trata das funções relacionadas à capacidade respiratória e cardiovascular necessária para suportar exercícios físicos.
A subcategoria que se refere às funções relacionadas à capacidade de a pessoa se exercitar sem sentir falta de fôlego é: