Filtrar


Questões por página:
Após a ocorrência de um acometimento muscular, o paciente poderá ter um leque bastante amplo de sinais e sintomas. O músculo Quadrado Lombar pode ser considerado um dos protetores da região lombar, agindo sobre a pelve e o tronco. O espasmo desse músculo poderá causar quadro álgico de forte intensidade na região dos flancos e, por estar localizado na região do plexo lombossacro, faz com que haja a possibilidade de ocorrer uma compressão de alguns nervos. Dessa forma, o fisioterapeuta deverá ter habilidade, no que diz respeito ao cruzamento de dados entre a anamnese e o exame funcional, para se atingir um diagnóstico fidedigno, ou, ao menos, plausível. Em relação a palpação do músculo quadrado lombar, pode-se afirmar que:
Analise as alternativas e assinale a alternativa incorreta. Após cirurgia cardíaca, ao iniciar o programa de reabilitação cardíaca hospitalar, o fisioterapeuta deve estar atento as complicações que interferem na recuperação:
Analise as afirmativas. Entre as contraindicações de hidroterapia no tratamento de crianças com Paralisia Cerebral (PC) estão:
I. Febre, infecção do trato urinário, capacidade vital abaixo de 40%.
II. Infecções de ouvido e vias aéreas superiores, febre, deformidades estruturadas.
III. Cardiopatia estável, deformidades não estruturadas, espasticidade moderada.
IV. Ausência de controle de tronco, hipertonia, hiperreflexia.
V. Alteração de sensibilidade, esfincterianas, cardiopatia estável.

Estão corretas as afirmativas:
Analise as afirmativas a seguir. O exercício terapêutico é fundamental para melhorar a função, reduzir incapacidades e limitações funcionais. Esses exercícios, quando bem indicados podem:
I. desordenar ou prevenir deficiências. II. aprimorar, restaurar ou aumentar a função. III. agravar ou potencializar fatores de risco. IV. otimizar a saúde global. V. melhorar a aptidão e bem-estar.

Estão corretas as afirmativas:
Analise as afirmativas a seguir. O tônus muscular é o estado de relativa tensão em que se encontra permanentemente o músculo normal em repouso, podemos afirmar que:
I. A resistência ao tônus se deve exclusivamente às lesões do neurônio motor superior.
II. A resistência ao tônus se deve a fatores como inércia, rigidez mecânico-elástica intrínseca do músculo e tecidos conjuntivos e a contração reflexa.
III. Pacientes com hiporreflexia e hipotonia tem paralisias flácidas e atrofia muscular discreta.
IV. No exame físico para avaliar o aumento do tônus é necessário aumentar a velocidade de movimentação.
V. Na hipotonia, não há resistência à movimentação dos segmentos do corpo, e a movimentação brusca pode levar à estiramentos e subluxações.

Estão corretas as afirmativas: