Filtrar


Questões por página:
43. Paciente do sexo masculino,35 anos, internado em unidade de terapia intensiva devido a diagnóstico de Síndrome de Guillain Barré. No momento, encontra-se no segundo dia de internamento, sedado e em utilização de droga vasoativa, em ventilação mecânica invasiva (TOT), Glasgow 3T. O paciente tem um peso ideal de, aproximadamente, 60 quilos e não possui nenhuma doença de base associada. Em avaliação fisioterapêutica, o profissional encontrou roncos difusos na ausculta pulmonar (MV+, simétrico, com roncos difusos), leve edema em mãos e pés, ADM passiva sem restrições. Gasometria arterial: Ph: 7,28; PaO2: 60 mmHg; PaCO2: 55 mmHg; HCO3: 25 mEq/L. No momento, a FiO2 fixada no aparelho é de 50%.



Ainda sobre caso clínico da questão n° 43, assinale a alternativa INCORRETA sobre os objetivos e as condutas fisioterapêuticas a serem tomadas.
Paciente do sexo masculino,48 anos, chega ao consultório fisioterapêutico com suspeita de tendinite dos músculos do manguito rotador, principalmente o supraespinhoso. Assinale a alternativa que apresenta o(s) teste(s) fisioterapêutico(s) mais adequado(s) para avaliar e auxiliar no diagnóstico do caso apresentado.
Os Pontos Gatilhos Miofasciais (PGMs) podem ser definidos como nódulos discretos e irritáveis, presentes dentro de uma banda tensa de um músculo, gerando dor referida; alterações sensitivas; disfunção motora; e, manifestações autonômicas. Na maioria das vezes, a queixa de dor muscular é o motivo de encaminhamento de pacientes aos serviços de reabilitação. Dentre as modalidades terapêuticas empregadas pela Fisioterapia, o ultrassom (US); o alongamento muscular; a eletroterapia; a acupuntura; a terapia manual; e, o agulhamento seco têm apresentado bons resultados. Tais recursos podem promover a inativação do ponto gatilho devido aos efeitos térmicos e/ou mecânicos. Em termos de prevalência, os pontos gatilhos miofasciais se relacionam a diversas condições clínicas com repercussões musculoesqueléticas, estando presentes em pacientes com disfunção temporomandibular; cervicalgia; síndrome do impacto; lombalgia; e, migrânea. Sobre os achados de atividade eletromiográfica relacionada aos pontos gatilhos miofasciais, assinale a afirmativa correta.

A intervenção fisioterapêutica, nos casos de paralisia facial de Bell, é de suma importância no processo de reabilitação do indivíduo acometido.


A respeito da avaliação e intervenção fisioterapêutica, analise as afirmativas abaixo:


1. Ao exame clínico do nervo facial, deve-se explorar a função motora sendo facilmente notada uma assimetria da face com repuxamento dos traços fisionômicos para o lado são, com apagamento dos sulcos e das rugas do lado doente. O piscamento não acompanha o da outra hemiface.

2. O método Rood é utilizado no tratamento fisioterapêutico desse acometimento na facilitação de atividades musculares, movimentos contra a resistência, associados a técnicas como por exemplo, a crioterapia e o tapping (estímulos táteis vigorosos e rápidos na musculatura-alvo).

3. O sinal clínico decorrente da insuficiência funcional do orbicular das pálpebras é representado pelo desvio do globo ocular para baixo e para dentro, quando o paciente é orientado a fechar os olhos.

4. A escovação, que consiste em movimentos suaves e rápidos na epiderme com auxílio de uma escova, objetivando estimular exteroceptores, deve sempre manter a mesma velocidade e a quantidade de estímulos empregados independentemente do objetivo do estímulo.

5. A estimulação elétrica com a corrente farádica pode ser realizada no ponto motor da hemiface afetada por 10 a 15 segundos.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Considere a massagem terapêutica, recurso amplamente utilizado pelo fisioterapeuta, que possui bases em texto de Albert Hoffa (1900), também conhecida como massagem clássica e analise as afirmativas abaixo:


1. O deslizamento suave ou efleurage ocorre quando a massagem realiza o deslizamento sobre a pele suavemente sem tentar mover os tecidos musculares mais profundos.

2. Os movimentos de tapotagem ou percussão são uma série de batidas rápidas, administradas com as mãos relaxadas e alternadas rapidamente, com efeito penetrante no estímulo de estruturas subcutâneas.

3. A petrissage ou amassamento consiste em movimentos de amassar que pressionam e movimentam os músculos sob os dedos e as mãos, sem deslizamento sob a pele, exceto entre progressões de uma área a outra.

4. No movimento de petrissage as mãos devem se mover do ponto proximal para o ponto distal da inserção muscular, segurando paralelamente ao ponto ou em ângulos retos com as fibras musculares.

5. O movimento da massagem deve ser em direção contrária ao coração, e o contato com o paciente deve ser preservado a todo o momento para conservar o relaxamento.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.